Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXIX)

UCRÂNIA ENCONTROU 200 CORPOS NO PORÃO DE PRÉDIO

O assessor da Prefeitura de Mariupol, Petro Andriuschenko, disse que moradores vasculhavando escombros na cidade portuária encontraram 200 corpos em decomposição em um porão de um prédio residencial. O assessor afirmou que tropas russas deixaram os corpos no local e o cheiro já incomodava os moradores. 

RÚSSIA BOMBARDEIA ARMAZÉNS DE CEREAIS

A presidente da Comissão Europeia, Von de Leyen declarou no Fórum Econômico Mundial que a "artilharia russa está a bombardear armazéns de cereais em toda a Ucrânia deliberadamente". Falou mais: "Davos tem tudo a ver com criar um futuro melhor em conjunto. É sobre isso que deveríamos estar a falar aqui hoje. Em vez disso, devemos abordar os custos e as consequências da guerra de escolha de Putin". Sobre a reconstrução da Ucrânia ela disse que "a plataforma convida contribuições globais - de qualquer país que se preocupe com o futuro da Ucrânia, de instituições financeiras internacionais e do setor privado".   

PUTIN SOFREU ATENTADO

O presidente russo Vladimir Putin foi alvo de atentado, em fevereiro, logo depois de ordenar a invasão da Ucrânia, segundo afirmou o chefe da direção-geral de Informações do Ministério da Defesa de Kiev, Kyrylo Budanov.  

PUTIN É UM "LADRÃO LOUCO"

Alexei Navalny, em audiência num tribunal russo, chamou seu carcereiro, Vladimir Putin, de "ladrão louco". Preso e com julgamento-farsa, por meio de vídeo, ele declarou: "Esta é uma guerra estúpida deflagrada por Putin. A guerra foi construída em cima de mentiras. O que você quer alcançar - você quer o controle de curto prazo, lutar com as gerações futuras, lutar pelo futuro da Rússia? Um louco colocou suas garras na Ucrânia e eu não sei o que ele quer fazer com isso - esse ladrão louco".

DOIS COMBATENTES ACUSADOS DE ASSASSINAR CIVIS

A Ucrânia noticiou ontem, terça-feira, que identificou oito responsáveis pelo assassinato da prefeita de Motijin, uma vila na vizinhança de Kiev. Todos responderão pela prática de crimes de guerra. Entre os acusados estão três homens que integram o perigoso "Grupo Wagner", uma empresa militar privada da Rússia mercenária e vinculada ao presidente Vladimir Putin. Os assassinos não foram presos, mas acredita-se que estão lutando no Donbass, leste da Ucrânia.   

RÚSSIA SÓ PERMITE EXPORTAÇÃO SE ENCERRAR SANÇÕES

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, disse hoje, 25/5, que abrirá um corredor humanitário para navios transportarem cereais, deixando os portos da Ucrânia, mas com a condição de o Ocidente encerrar as sanções contra o país. Os dois países, Rússia e Ucrânia respondem por um terço dos estoques globais de trigo, mais de 20 milhões de toneladas de grãos, além de grande exportador de milho e óleo de girassol.  

RUSSIFICAÇÃO DE ÁREAS OCUPADAS

O presidente Vladimir Putin assinou no dia de hoje, 25/5, ato para simplificar o processo de adesão à nacionalidade russa aos moradores das regiões de Kherson e Zaporíjia, ocupadas pelos russos. As duas áreas terão uma ponte terrestre entre o Donbass (área russa) e a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. Providência semelhante foi adotada em 2019 e no Donbass e em Kherson há preparativos para incorporar à Rússia, apesar dos movimentos de resistência. A Ucrânia exige a desocupação de todas as áreas invadidas e ocupadas por Moscou.    


COMANDANTE ESTÁ EM ZONA RUSSA

Kasteryna Prokopenko, esposa de Denys Prokopenko, falou com o marido, comandante do regimento Azov, e que combateu para manter a cidade portuária de Mariupol, está em zona controlada pela Rússia. A conversa foi possível devido a interferência dos governos da Rússia e da Ucrânia, mediado pela Cruz Vermelha Internacional. A Rússia anunciou a rendição de 2.439 militares ucranianos, que estavam em Azovstal, a enorme siderúrgica em Mariupol. O julgamento desses militares ucranianos terá início em Mariupol, mas prosseguirá em outras localidades.  

Salvador, 25 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário