Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXX)

RÚSSIA DIZ TER DESTRUÍDO 10 MIL VEÍCULOS

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konachenkov, apresentou balanço das ações empreendidas pelos carniceiros russos na Ucrânia. A Nota diz que foram destruídos 10 mil veículos blindados e equipamentos da Ucrânia, desde o início da invasão. Acresce que foram demolidos 179 aeronaves, 127 helicópteros, 1.019 veículos aéreos não tripulados, 323 sistemas de mísseis terra-ar, 3.266 tanques e outros veículos blindados de combate, 433 sistemas múltiplos de lançamento de foguetes, 1.682 canhões de artilharia de campo e morteiros e 3.190 veículos motorizados militares especiais". 

Acontece que a Rússia destaca-se pela difusão de fake news e ficam em dúvida essas afirmações!     

SOLDADOS RUSSOS ADMITEM CULPA

Em segundo julgamento das atrocidades cometidas por soldados russos na Ucrânia, dois combatentes admitem culpa pelos bombardeios de uma cidade no leste do país. É o segundo julgamento, ambos com confissão de culpa. A promotoria do tribunal de Kotelevska pediu pena de prisão de 12 anos para Alexander Bobikin e Alexander Ivanov, enquanto a defesa requer clemência sob fundamento de que os soldados cumpriam ordens e eles estão arrependidos. Os militares não negam que fizeram parte de uma unidade de artilharia em Belgorodo, cidade russa próxima à fronteira com a Ucrânia, de onde dispararam contra a região de Kharkiv, atingindo uma escola na cidade de Derhatchi. 

PUTIN NÃO VENCERÁ 

O primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, declarou hoje que "Putin não deve vencer sua guerra, e estou convencido de que ele não vencerá. A captura de toda a Ucrânia parece mais distante agora do que no início da guerra". As forças russas recuaram na invasão de Kiev, mas reforçaram seu potencial de fogo contra o leste e o sul, tomando as cidades de Kherson e Mariupol. O primeiro-ministro não aceita a ideia de ceder território à Rússia para encerrar o conflito iniciado desde o mês de fevereiro. Disse mais: "Não haverá paz ditada por Moscou. A Ucrânia não aceitará isso, e nós também não".   

CORPOS DE SOLDADOS RUSSOS EM KIEV

Os corpos de 137 soldados russos mortos na tentativa de capturar a capital do país, foram colocados em sacos brancos e todos os itens encontrados, juntos aos corpos, são utilizados para tentativa de identificação, como celulares e fotos. Posteriormente, serão enterrados ao redor das aldeias ocupadas durante a ofensiva contra Kiv. O coronel ucraniano Volodymyr Liamzin declarou à rede BBC: "Os corpos que encontramos mostram que o Exército russo trata seu próprio povo como lixo, como bucha de canhão. Eles não precisam de seus soldados. Eles jogam seus corpos aqui e recuam". Moscou não respondeu à proposta para troca de corpos dos combatentes mortos.

RÚSSIA INTENSIFICA ATAQUES EM KHARKIV

Os russos intensificaram os bombardeios em Kharkiv, segunda cidade ucraniana mais importante, causando a morte de sete civis e ferimento em 17, segundo anunciou o governador regional Oleg Sinegubov. Desde o início da guerra foram mortos 431 pessoas e 1.168 em Donetsk. Os mísseis disparados pelos russos atingiram zona residencial, nos bairros de Pavlov Polé, perto de um centro comercial. A ofensiva dos carniceiros russos está direcionada para o Donbass, no leste da Ucrânia.  

MILITARES EM AZOVSTAL

Apesar das informações russas de terem desalojados os combatentes ucranianos do complexo siderúrgico de Azovstal, em Mariupol, e de ter declarado fim da operação na área, o líder pro-Rússia de Donetsk, Denis Pushilin, assegurou que ainda há militares ucranianos escondidos no complexo fabril, mas não representam ameaça para as forças russas.  


OCIDENTE DEVE CONTINUAR APOIANDO KIEV

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Grã Bretanha, Liz Truss, assegurou que o Ocidente deve continuar apoiando a Ucrânia, sem hesitações. Declarou que "é preciso continuar a mergulhar a fundo nos nossos recursos e continuar a oferecer à Ucrânia as armas de que necessita para vencer e recuperar a sua integridade territorial e soberania". Disse mais: "Não pode ser oferecido nenhum acordo ou apaziguamento a Putin". Truss declarou que Putin tem de levantar o bloqueio de impedir as exportações ucranianas de cereais.   

RÚSSIA CONFIRMOU A DESPEDIDA DE MILITARES

Um tribunal russo confirmou a despedida de 115 militares, porque recusaram a lutar na Ucrânia; foi a primeira confirmação russa da resistência de soldados em participar da guerra, iniciada por Putin.   

Salvador, 26 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

   


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário