Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXI)

CIVIS MORTOS NA UCRÂNIA

O escritório de direitos humanos da ONU, em comunicado, informa que 4.031 civis foram mortos nesses três meses de guerra na Ucrânia; nesse número está incluída a morte de aproximadamente 200 crianças. A maioria dos óbitos foi provocada por armas explosivas de grande impacto, a exemplo de bombardeios de artilharia pesada ou ataques aéreos

HOMEM MAIS RICO PROCESSA RÚSSIA

Rinat Akhmetov, o homem mais rico da Ucrânia, assegura que perdeu 40% de sua fortuna, motivo pelo qual pretende processar a Rússia por danos originados da guerra com a invasão e bombardeios às usinas siderúrgicas em Mariupol; deverá pedir de indenização em torno de US$ 17 a US$ 20 bilhões. Akhmetov é proprietário dos complexos de Azovstal e Illich Steel and Iron Works, além de ser dono do time de futebol Shakhtar Donetsk. Ele disse à imprensa: "Definitivamente, processaremos a Rússia e exigiremos uma compensação adequada por todas as perdas e negócios perdidos". A Rússia ocupou Mariupol e impossibilitou a retomada da produção das usinas, causando impossibilidade de cumprimento de obrigações contratuais.  

ZELENSKY RECUSA PREMIAR DITADURA

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, respondeu ao New York Times sobre a recomendação de entrega de parte do território à ditadura de Vladimir Putin, dizendo o seguinte: "Editoriais reveladores estão começando a aparecer em alguns meios de comunicação ocidentais afirmando que a Ucrânia deve aceitar os chamados compromissos difíceis, abrindo mão de territórios em troca de paz". Adiante: "São pressões de pessoas que permaneceram prisioneiras de séculos passados, em que os interesses nacionais estiveram muitas vezes subordinados a apaziguar os apetites dos ditadores".   

NIKE E STARBUCKS DEIXAM A RÚSSIA

A multinacional Nike, fabricante de roupas e artigos esportivos Nike, anunciou hoje a suspensão definitiva de suas atividades em vendas para lojas parceiras da marca para a Rússia; assegura que está cancelada as parcerias com varejistas russos, inclusive a franquia. A multinacional, sediada m Beaverton, no Oregon/EUA, fechou temporariamente suas lojas, mas agora, sob fundamento de "dificuldades operacionais" não retornará ao país. A mesma ocorrência passa com a cadeia americana de café Starbucks que deixou de operar definitivamente na Rússia, seguindo o mesmo caminho da MacDonald's e outras multinacionais. 

GUERRA DEVE DEMORAR

Funcionário dos Serviços de Informações da Ucrânia, Vadym Skibitsky, admitiu hoje que a guerra com a Rússia deverá prolongar-se pelo menos até final do corrente ano. É que o presidente carniceiro não está disposto a desistir dos seus planos de conquistar territórios ucranianos. O plano de Putin é governar a Rússia "até à sua morte, exclui um cenário que prevê um sucessor". Os carniceiros querem cercar as forças ucranianas e capturar territórios, aumentando sua área territorial. A Rússia entende enfrentar uma "guerra de desgaste". 


KIEV DENUNCIA "ARMAS NÃO-NUCLEARES MAIS PESADAS"            

Mykhailo Podolak, conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, denunciou que "a Rússia está a utilizar armas não-nucleares mais pesadas contra a Ucrânia, queimando pessoas", a exemplo de lançadores de foguetes móveis de longo alcance, capazes de transportar ogivas termobáricas. Enquanto isso, os Estados Unidos preparam novo pacote de ajuda militar, incluindo lança-foguetes móveis de longo alcance; até o momento, a Ucrânia tem utilizado modelos de alcance muito mais curto do que os MLRS e HIMARS. Assim, o país terá condições de atacar alvos da Rússia com maior facilidade.   

Salvador, 27 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário