Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CVII)

PUTIN PROÍBE BIDEN NA RÚSSIA

O presidente Vladimir Putin relacionou 963 americanos, inclusive o presidente Joe Biden, o secretário de Estado, Antony. Blinken e o chefe da CIA, William Joseph Burns de entrarem na Rússia. Anteriormente, Putin já tinha banido a entrada do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson e do vice-primeiro-ministro, Dominic Raab. O próprio Kremlin informou que tais atos têm apenas efeitos simbólicos, face à guerra com a Ucrânia.    

CONTINUA A LEI MARCIAL NA UCRÂNIA

O Parlamento da Ucrânia aprovou a prorrogação da Lei Marcial por mais 90 dias, que se constitui no terceiro adiamento, prevalecendo até 23 de agosto. O primeiro ato neste sentido deu-se através de decreto assinado pelo presidente Volodymyr Zelensky, em 24 de fevereiro, quando as forças russas invadiram o país. Zelensky declarou que "as forças ucranianas irão retomar todas as cidades presentemente ocupadas". 

RUSSOS DESTROEM ESCOLAS     

Mísseis russos atingiram na sexta-feira 11 instituições de ensino, em Lazova, na região de Kharikiv, incluindo cinco escolas, segundo disse o prefeito da cidade. Zerhiy Zelensky, no Telegram declarou: "Os números são chocantes: 11 instituições educacionais, incluindo cinco escolas. Há dúvidas sobre a quantidade de danos sofridos em um hospital e um clínica. Nosso Palácio da Cultura também foi completamente destruído".   

RÚSSIA BLOQUEIA SAÍDA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

O presidente Volodymyr Zelensky assegurou que a Rússia está bloqueando a exportação de 22 milhões de toneladas de produtos alimentícios, motivo pelo qual pede aos líderes mundiais para ajudarem a desbloquear os portos da Ucrânia , sob pena de muitos países enfrentarem crise alimentar. Esclareceu que a "Rússia bloqueou quase todos os portos e, por assim dizer, todas as oportunidades marítimas para exportar alimentos - nossos grãos, cevada, girassol e muito mais. Muitas coisas". Zelensky ainda acusou a Rússia de tentar vender produtos alimentícios roubados da Ucrânia.   

UCRÂNIA QUER ARMAS PARA DESBLOQUEAR MAR NEGRO    

Mykhailo Podolyak, principal negociador da Ucrânia, pediu hoje lançadores MLRS e armas pesadas para desbloquear o Mar Negro e exportar os produtos alimentícios que não saem do país, face ao bloqueio russo. Podolyak manifestou contra as negociações com os russos, enquanto for mantido o bloqueio. Declarou o negociador ucraniano: "Negociar com um país que fez centenas de reféns? Temos uma ideia melhor: o mundo deve concordar com a entrega à Ucrânia de sistemas MLRS e outras armas pesadas necessárias para desbloquear o Mar Negro. Faremos tudo nós mesmos".   

FRANÇA: DIFÍCIL A UCRÂNIA NA UNIÃO EUROPEIA

O secretário francês para Assuntos Europeus, Clément Beaune, acerca da Ucrânia na União Europeia declarou: "Temos que ser honestos. (...) Se dissermos que a Ucrânia entrará na UE em seis meses, um ou dois anos, estaremos mentindo. Não é verdade. Levará provavelmente 10 ou 20 anos". Ele defendeu proposta do presidente Emmanuel Macron no sentido de criar uma comunicada politica europeia paralela à UE para abrigar a Ucrânia enquanto o processo de adesão ao bloco regional não for concluído. A proposta foi criticada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenzky, que insiste no início imediato do processo de adesão do país à UE".   


SCHRÖDER DEIXA PRESIDÊNCIA DE ESTATAL RUSSA

O ex-premiê alemão, Gerhard Schröder, renunciou ao cargo de presidente do conselho da Rosneft, gigante petrolífera estatal da Rússia. Isso ocorreu depois que o Bundestag, que é o Parlamento alemão, em votação, manifestou pela retirada de privilégios parlamentares que Schröder mantinha; situação semelhante aconteceu com ex-líderes da Finlândia, Itália, França e Áustria que deixaram seus assentos nos conselhos de empresas russas, apoiadas pelo Estado.     

Salvador, 22 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário