Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CV)

CESSAR-FOGO

O principal negociador ucraniano, Mikhailo Podolyak, publicou no Twitter: "Não nos ofereçam um cessar-fogo - isso é impossível sem a retirada completa das tropas russas". Declarou mais: "A Ucrânia não está interessada num novo acordo de Minsk e no retorno da guerra em alguns anos. Até que a Rússia esteja pronta para liberar totalmente os territórios ocupados, nossa equipe de negociação será formada por armas, sanções e dinheiro".  

RÚSSIA QUER BENS ARRESTADOS

A Rússia não se conforma com os bens arrestados na Ucrânia, mais de mil milhões de dólares, e promete lutar para recebê-los de volta. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Ucrânia e outros estados têm "uma linha para roubar os bens de outras pessoas". Peskov declarou mais que "a nossa reação é negativa, vamos lutar e defenderemos os nossos bens". O diretor do Gabinete de Segurança econômica da Ucrânia assegurou que "em primeiro lugar, estes bens não deveriam servir o país agressor. Em segundo lugar, devem pertencer à Ucrânia e beneficiar o nosso Estado". Trata-se dos direitos corporativos de uma empresa de titânio, 17.800 vagões ferroviários, 1.625 dos quais carregados, assim como os ativos do oligarca russo Mikhail Fridman no Alfa-Bank, no valor de 420 milhões de dólares. A autoridade ucraniana afirmou que "os vagões devem servir os caminhos-de-ferro ucranianos, os fundos devem ser utilizados para reconstruir as cidades destruídas e os automóveis devem ser transferidos para as Forças Armadas".

BIDEN MANDA RECADO PARA PUTIN

O presidente americano Joe Biden assegurou que a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO tem o "total apoio dos EUA" e considerou "uma vitória para a democracia". Biden disse que esses países "cumprem todos os requisitos para entrar, e mais alguns" na Aliança. O presidente pretende iniciar o processo para que o Congresso ratifique "rapidamente" os pedidos de ingresso da Finlândia e da Suécia no grupo da Aliança Atlântica.   

BRUXELAS QUER CORTAR ENERGIA DA RÚSSIA

A Comissão Europeia apresentou plano para acelerar a independência energética europeia face à Rússia. A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen assegura que têm medidas "ambiciosas, mas realistas", visando antecipar para 2027 a independência energética. Explica que "no ano passado 40% do gás para a União Europeia foi importado da Rússia. Este ano, já em abril, reduzimos para 26%". Afirmou que "a poupança de energia é o método mais rápido e mais barato para abordar a atual crise energética". Bruxelas propõe a colocação obrigatória de painéis solares nos telhados de edifícios públicos e empresas a partir de 2025 e nas casas a partir de 2029.    

RÚSSIA ANUNCIA PRISÃO DE COMANDANTE

A Rússia anunciou hoje a prisão do comandante adjunto de uma unidade do batalhão nacionalista ucraniana Aidar. O Aidar operava na defesa territorial, em 2014, na região de Lugansk. Um Tribunal de Rostov-on-Don, região limítrofe com a Ucrânia decretou hoje a prisão preventiva de Denis Muryga, que tem nacionalidade russa e ucraniana, quando ele tentava atravessar a fronteira para a Rússia, como refugiado, na região de Rotov, no mês de abril. Ele é suspeito de envolvimento num grupo armado ilegal.  


RÚSSIA NÃO QUER DESBLOQUEAR PORTOS UCRANIANOS

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia só abrirá o acesso aos portos ucranianos, no Mar Negro, depois de suspensas as sanções contra o país. Antes da invasão, a Ucrânia, uma das maiores exportadoras de cereais, usava os portos marítimos para movimentar seus produtos para outros países.     

Salvador, 19 de maio de 2022.

                                                                          Antonio Pessoa Cardoso
                                                                           Pessoa Cardoso Advogados. 





    



Nenhum comentário:

Postar um comentário