Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXIV)

UNIÃO EUROPEIA VETA IMPORTAÇÃO DE PETRÓLEO

A União Europeia, através de 27 países, concordaram, ontem, em vetar importação de petróleo da Rússia, provocando suspensão de "enorme fonte de financiamento para a máquina de guerra", segundo anunciou o presidente do Conselho da UE, Charles Michel. Ele escreveu no Twitter: "Isso abrange imediatamente mais de dois terços das importações de petróleo vindo da Rússia, cortando uma enorme fonte de financiamento para sua máquina de guerra". Houve concordância também em suspender o maior banco russo, o Sberbank, do sistema Swift.  

RÚSSIA AVANÇA NO LESTE

As Tropas Russas estão ganhando terreno em Sverodontsk, no leste da Ucrânia. A luta já se trava nas ruas e a cidade ainda continua sob controle da Ucrânia. Se a Rússia conquistar Sverodontsk e Lisitchansk marcará importante posição na estratégia traçada pelo carniceiro Putin. A prioridade dos invasores situa-se na "libertação do Donabass", segundo informou o chanceler russo, Serguei Lavrov.

TRÊS MIL RUSSOS MORTOS

Em dois levantamentos independentes constatou-se que a invasão da Rússia contra a Ucrânia causou-lhe a morte de aproximadamente 3 mil russos. O trabalho de contagem e checagem foi efetivado pelos jornalistas investigativos russos iStories e pelo serviço russo da rede britânica BBC. Depois que noticiou a morte de 1.351 mortos, Moscou não mais divulgou as baixas no seio de seus combatentes. A Ucrânia diverge desses números para afirmar que, na verdade, morreram 30 mil russos, enquanto o Reino Unido contabiliza em 15 mil. Há analistas que avaliam a morte na guerra de 7 a 10 mil russos.     

REFERENDO NA DINAMARCA PARA ACESSAR UE    

A Dinamarca fará referendo amanhã, 1/6, para saber se a população aprova seu ingresso na União Europeia. As pesquisas indicam que mais de 65% dos dinamarqueses votarão pelo sim, tudo em virtude da invasão da Rússia à Ucrânia. A primeira-ministra declarou que "acredito de todo o coração que temos que votar sim. Já que teremos que lutar pela segurança da Europa, temos que estar mais unidos com nossos vizinhos". 

UCRÂNIA CONDENA MAIS DOIS SOLDADOS RUSSOS

A Ucrânia condenou hoje, 31/5, dois soldados russos à pena de 11 anos e meio de prisão, por terem bombardeado duas aldeias na região de Kharkiv, com um lançador de mísseis múltiplos. Alexander Bobikin e Alexander Ivanov foram considerados culpados por "violar os usos e costumes da guerra", depois de julgamento iniciado em meados deste mês. Os réus admitiram culpa e declararam arrependidos.  Segundo a promotoria,  já foram abertos mais de 12 mil investigações de crimes de guerra. Anteriormente, um tribunal de Kiev condenou um soldado russo de 21 anos à prisão perpétua.   

RÚSSIA PROMETE DEVOLVER 152 CORPOS DE UCRANIANOS

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a descoberta de 152 corpos de ucranianos na usina siderúrgica de Azavstal, em Mariupol, e prometeu devolvê-los ao exército ucraniano. Segundo os carniceiros, os corpos foram encontrados "numa van refrigerada", que não funcionava, e "quatro minas" também foram achadas sob os corpos. Os russos detiveram quase 2.500 combatentes ucranianos na usina e pretende julgá-los como criminosos de guerra. 


NAVALNY SERÁ NOVAMENTE JULGADO

Um Tribunal russo, totalmente manobrado pelo presidente Vladimir Putin poderá condenar o maior opositor do carniceiro, Alexei Navalny, 45 anos, em nova farsa que implicará na punição de mais 15 anos de prisão. Navalny já está preso, fruto de duas condenações anteriores. Navalny foi envenenado por agentes russos, teve uma primeira condenação, 9 anos de prisão, por alegada fraude e desacato; em outro processo foi condenado a mais dois anos e meio de prisão. Em rede social, Navalny foi quem anunciou a terceira trapaça do tribunal russo. Interessante é que Navalny foi condenado por violações de condicional, quando se tratava de transferência de um hospital da Rússia para um hospital da Alemanha para tratar do envenenamento, em 2020. Enquanto isto, o Parlamento Europeu dará o prêmio de direitos humanos para Alxei Navalny.

Salvador, 31 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário