Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CVI)

ITÁLIA COM PLANO PARA FIM DA GUERRA

A Itália propôs às Nações Unidas plano para acabar com a guerra na Ucrânia. A moção consiste na formação de um "grupo de facilitação internacional" para a obtenção de um cessar-fogo, na Ucrânia, segundo anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros. O ministro explicou que "o objetivo é trabalhar passo a passo... a partir, por exemplo, de tréguas localizadas, a retirada de civis, a possibilidade de abrir corredores humanitários seguros e, obviamente, o aumento da possibilidade para chegar a um cessar-fogo geral, depois uma paz duradoura com um acordo de paz real". 

RÚSSIA QUER MATAR UCRANIANOS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensk disse hoje que "há uma tentativa deliberada da Rússia de matar o maior número possível de ucranianos"; assegurou que o Donbass "está completamente destruído", pelos russos.  

BRASILEIRO AJUDA NA UCRÂNIA

Saviano Abreu, que trabalha na ONU, está ajudando na retirada de civis ucranianos da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, cidade cercada pelos carniceiros russos. O brasileiro declarou ao jornal Estado de São Paulo que "nesta missão, sou o porta-voz do grupo e tenho como foco ajudar na comunicação entre Rússia e Ucrânia para liberar os civis que tentam sair da área. É um trabalho delicado, pois nos faltam informações sobre quantas pessoas precisam de ajuda".     

RUSSOS CONQUISTAM LUGANSK

Os carniceiros russos apresentaram grandes avanços na província de Lugansk e Volodymyr Zelensky diz que a região foi transformada pelos russos em "um inferno". As tropas russas cercaram em três lados a cidade de Severodontsk, em guerra civil desde 2014 e parte do território está ocupado por separatistas. Os ucranianos continuam lutando, mas o ministro da Defesa, Serguei Choigu russo, declarou que "a libertação da República Popular de Lugansk está perto de ser concluída". O governo de parte da cidade continua sob controle da Ucrânia e afirmou que "no Donbass, os ocupantes estão tentando aumentar a pressão. Está um inferno, e isso não é um exagero".  

FILHA DE PUTIN COM NAMORADO

Katerina Tikhonova, filha de Vladimir Putin, fez 50 viagens da Rússia para Munique, na Alemanha, entre os anos de 2017 a 2019; ela estaria namorando o bailarino Igor Zelenski, que não é parente do presidente da Ucrânia. As viagens de Katerina eram em voos fretados com apoio de Moscou e com a companhia de funcionários do governo, incluindo a segurança presidencial. O noticiário dar conta que a filha do presidente tem uma filha de dois anos, neta de Putin.  

RUSSO PROCESSADO NÃO QUERIA MATAR CIVIL

Vadim Chichimarin, no julgamento ao qual está sendo submetido, na Ucrânia, declarou culpado de matar Oleksandr Chelipov, civil de 62 anos, que foi assassinado, quando estava no telefone e com uma bicicleta a pouca distância de sua casa. O criminoso disse ao Tribunal que não queria matar civil desarmado e que arrependeu de ter disparado contra o ucraniano. O advogado do russo disse que Vadim só disparou depois de recusar por duas vezes a cumprir ordem, recebida do líder do comboio. O promotor pediu prisão perpétua para o jovem de 21 anos e a sentença deve sair na próxima segunda-feira. 


RÚSSIA CRIA NOVAS BASES MILITARES

O ministro da Defesa, Serguei Choigu assegurou que a Rússia construirá mais 12 novas bases militares no oeste do país até final deste ano e que o Exército russo deve receber mais de 2 mil unidades de equipamento militar. Tudo isso em função do pedido de adesão da Finlândia e da Suécia no grupo militar da Otan.          

Salvador, 20 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário