Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXXVIII)

EMBAIXADOR RUSSO DEIXA REUNIÃO

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, retirou-se, da sala de reunião do Conselho de Segurança, depois que Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, disse que a Rússia é culpada pelo aumento da fome em diversos países, face a invasão da Ucrânia. Michel acusou as tropas russas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Já fora da reunião, Nebenzia declarou aos jornalistas que "eu não poderia ficar por causa das mentiras que Charles Michel veio aqui distribuir". O presidente do Conselho ainda declarou quando Nebenzia saía: "Você pode sair da sala, talvez seja mais fácil não ouvir a verdade".

UCRÂNIA RESISTE EM SIEVIERODONETSK

Os soldados ucranianos mostram firme disposição para impedir a ocupação da cidade industrial de Sievierodonetsk, visando bloquear a pretensão de Putin em conquistar a região do Donbass. As tropas da Ucrânia realizaram um contra-ataque surpresa na semana passada e expulsaram os russos em ruas no centro da cidade, conseguindo afugentar os carniceiros. O Kremlin prioriza capturar a província vizinha de Luhansk. O prefeito da cidade, Oleksandr Stryuk, disse que os soldados da Ucrânia estão lutando bravamente para manter o território sob seu domínio. Após a contra-ofensiva, o presidente Volodymy Zelensky fez uma visita de surpresa à cidade de Lysychans, demonstrando que estava mantida a rota aberta na região.    

RUSSOS QUEREM DONBAS 

O Exército russo direciona todo o seu poder de fogo para conquistar a região do Donbas, formado pelas cidades de Luhansk e Donetsk; tudo isso após a derrota e o afastamento de Kiev e Kharkiv, esta segunda maior cidade da Ucrânia. Os bombardeios com armas pesadas e ataques aéreos dos russos atingiram mais de 20 comunidades ucranianas. 

RÚSSIA ROUBA GRÃOS DA UCRÂNIA

A Ucrânia acusa a Rússia de roubar grãos e equipamentos agrícolas, desde o mês de março. O Departamento de Estado americano alertou 14 países africanos sobre as tentativas da Rússia em comercializar grãos ucranianos. Calcula-se que os russos já apoderaram de 500.000 toneladas de trigo, além de embargar mais de 20 milhões de toneladas de grãos da Ucrânia, após o bloqueio de portos no sul do país, pelos russos. É sabido que na Ucrânia e na Rússia concentram em torno de um terço da oferta global de trigo, além de fertilizantes e outras commodities.   

RÚSSIA SEQUESTRA CIVIS

A Ucrânia acusou a Rússia de ter sequestrado 600 civis, da região de Kherson, e mantê-los sob tortura; afirma que a maioria desse pessoal é constituído de jornalistas e ativistas, responsáveis pelo movimento pró-Ucrânia, em Kherson. A representante da presidência da Ucrânia, na Crimeia, Tamila Tacheva, declarou que os detidos estão "em porões especialmente equipados, em câmaras de tortura, na região de Kherson. Afirmou que alguns dos detidos são combatentes e "foram enviados para prisões na Crimeia".

CORREDORES MARÍTIMOS

A Rússia, após reunião com a Turquia, atendendo pedido da ONU, propôs a criação de corredores marítimos para escoar os estoque de grãos da Ucrânia, mas teme-se por traição com ataques dos russos. A medida é tomada depois da significativa alta dos preços dos grãos e a possível crise alimentar no mundo. O porta-voz da administração regional, em Odessa, principal cidade portuária do país, assegurou que o governo teme tirar as minas, colocadas na região, e os russos aproveitarem para atacar a cidade. Explicou que "a frota russa no mar Negro vai fingir uma retirada para a Crimeia e, enquanto desminamos o local para o acesso ao porto de Odessa, nos atacará ai".   

                                                                                          RABINO DEIXA RÚSSIA 


O rabino-chefe de Moscou deixou a Rússia, depois de sofrer pressão para apoiar a invasão do Exército russo à Ucrânia. Pinchas Goldschmidt nasceu na Suiça, mas estava em Moscou desde o ano de 1993. Uma parente do rabino escreveu nas redes sociais: "Finalmente posso compartilhar que meus sogros, o rabino chefe de Moscou Pinchas Goldschmid e Rebbetzin Dara Goldschmidt, foram pressionados pelas autoridades para apoiar a "operação especial" na Ucrânia - e recusaram". 

Salvador, 8 de fevereiro de 2022.

                                                                           Antonio Pessoa Cardoso
                                                                            Pessoa Cardoso Advogados.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário