Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCV)

RUSSOS EM RETIRADA

As tropas russas, depois de deixarem a região de Kiev, abandonaram mais nove pequenas cidades nos arredores de Kharkiv, exatamente onde a Ucrânia iniciou ofensiva contra os carniceiros; há combates nas cidades-chave de Kharkiv e Izium. O exército russo passou a destruir pontes para atrasar a contraofensiva ucraniana. O objetivo dos soldados da Ucrânia situa-se em afugentar as tropas invasoras da região de Kharkiv. As forças ucranianas já contam com armas sofisticadas e artilharia de longo alcance, fornecidas pelos Estados Unidos e aliados.    

RUSSOS QUERM MARIUPOL

As tropas russas intensificam a ofensiva contra reduto de resistência em Mariupol. O objetivo dos carniceiros é dominar toda a cidade de Mariupol, porque teriam conexão entre as áreas separatistas pró-Rússia no leste e com a península da Crimeia, esta anexada em 2014. Da siderúrgica de Azovstal já foram retirados 500 civis, mercê da interferência da ONU e da Cruz Vermelha, com os corredores humanitários. Os combatentes do batalhão Azov continuam entrincheirados, mas resistindo. Além de Mariupol, os russos continuam atacando com mísseis a cidade de Odessa, grande porto ucraniano, no Mar Negro.   

UCRÂNIA DESTRÓI MAIS UM NAVIO

O governo ucraniano assegurou que destruiu mais um navio anfíbio russo; trata-se do Bayraktar TB2, afundado na costa de Odessa, no sul. Nessa mesma oportunidade, foram derrubados um drone de reconhecimento dos russos, e um míssil, na mesma área, em Odessa, no Mar Negro. Os combates prosseguem em diferentes partes de Donbass, Donetsk Lugansk, duas cidades separatistas, no leste do país. 

ATAQUE A TEATRO MATA 600 EM MARIUPOL

Os carniceiros russos não têm limite para suas maldades; bombardearam o Teatro Acadêmico Regional de Drama de Donetsk, em Mariupol, em meados de março, e só agora, segundo investigação da Associated Press, pode sair a informação de que foram contabilizados a morte 600  civis, que usavam o local como porto seguro contra os bombardeios. O teatro localizava-se no centro da cidade, construído há mais de 60 anos. Os corpos ainda estão nos escombros que se tornaram uma grande vala comum. Foi o ataque mais mortal contra civis registrado até hoje. A AP serviu dos relatos de 23 sobreviventes, de socorristas e de pessoas familiarizadas com abrigo antiaéreo, além de usar conjuntos de plantas baixas do teatro, fotos e vídeos feitos antes, durante e depois do dia dos ataques. As testemunhas afirmam que o teatro foi destruído por um ataque aéreo russo, direcionado com precisão para um alvo civil.   

ONU: RÚSSIA ROUBA GRÃOS DA UCRÂNIA

A ONU declarou ontem que há evidência de que a Rússia saqueia estoques de grãos da Ucrânia e destrói instalações de armazenamento dos alimentos, agravando ainda mais a situação do país. A ação dos soldados russos pode causar impactos devastadores em muitos países, porque a Ucrânia é um dos maiores exportadores de trigo para o o mundo. Josef Schmidhuber, alto funcionário da ONU para Agricultura e Alimentação declarou: "Os grãos estão sendo roubados pela Rússia e transportados em caminhões para a Rússia e o mesmo vale para implementos agrícolas". Josef afirmou que ao menos 700 mil toneladas de grãos foram levadas pelos russos.  


CRIMES DE GUERRA NA UCRÂNIA

Execuções extrajudiciais e torturas foram práticas dos russos durante ocupação de cidades em torno de Kiev, segundo Relatório da Anistia Internacional. A entidade afirmou que há evidências concretas de crimes de guerra, a exemplo de "tiros imprudentes e torturas", cometidas em vilarejos, incluindo Bucha, praticadas pelos russos; foram documentados 22 casos de execuções e 9 mil possíveis crimes de guerra estão sendo investigados. Muitos corpos apresentavam sinais de terem sido sumariamente executados. O governador de Kiev informa que foram encontrados 1.235 corpos de civis na região. A situação de Bucha já provocou a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos, sediado em Genebra.        

     Salvador, 7 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário