Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (C)

RÚSSIA SEM CORAGEM PARA ADMITIR DERROTA

O presidente da Ucrânia, no Telegram, reprodução de entrevista à TV italiana, declarou: "A derrota estratégica da Rússia já é óbvia para todos no mundo e até para aqueles que continuam em contato com eles. A Rússia simplesmente não tem coragem de admitir isso. Eles são covardes. E estão tentando esconder a verdade por trás de ataques de mísseis, aviões e artilharia. Nossa tarefa é lutar até atingirmos nossos objetivos nesta guerra: libertar nossa terra e nosso povo".   

TURQUIA CONTRA SUÉCIA E FINLÂNDIA

O presidente da Turquia, Tayip Erdogan, manifestou hoje contra a entrada da Suécia e da Finlândia na Otan, tornando-se a primeira vez que um membro da organização se posiciona contra a adesão dos dois países escandinavos. O presidente turco declarou que a Suécia e a Finlândia "dão abrigo" a refugiados curdos, grupo considerado terrorista pela Turquia. Erdogan já manifestou contra a agressão russa à Ucrânia, mas mantém fortes relacionamentos com Putin, porque muito dependente comercialmente. Assegurou Erdogan: "Não temos uma opinião positiva. Os países escandinavos são como uma casa de hóspedes para organizações terroristas".    

OCIDENTE SOFRE MAIS QUE RÚSSIA

O presidente carniceiro russo, Vladimir Putin, afirmou ontem que o Ocidente está sofrendo mais do que a Rússia com as sanções impostas pelos Estados Unidos e pelo Ocidente; afirmou que a economia russa é resistente aos "desafios externos". Putin comemorou o fortalecimento do rublo e a desaceleração "gradual" da inflação. A inflação na Rússia alcançou o percentual de 16,7% e o presidente está comemorando e alega que há forte aumento da inflação na Europa, segundo ele que aproxima de 20%. Como os governantes russos são adeptos da mentira, ninguém acredita no que o carniceiro fala.  

"É MELHOR MORTO DO QUE NO CATIVEIRO"  

A vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk declarou que o fracasso das negociações com Moscou está provocando a morte de muitos soldados na usina de Azovstal. Ela rezou bastante para que seu filho escapasse da guerra, mas Artiom, que defendia o país na siderúrgica, terminou sendo morto pelo desabamento de um bloco de cimento no interior da usina. O consolo de Iryna é que seu filho ao menos não foi capturado pelos russos, não sofrerá fome ou com ferimentos de guerra, como vários dos seus colegas. O filho de Iryna tinha 22 anos. Enquanto os combatentes ucranianos continuam entrincheirados no labirinto da siderúrgica, os russos controlam a cidade e diariamente bombardeiam a região.   

G7 QUER CONFISCO DE BENS RUSSOS

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que as sanções "sem o embargo ao petróleo" russo demonstra uma "ruptura na unidade" do bloco europeu. Disse o ministro: "Peço, hoje, aos Estados-membros do G7 que adotem legislação para que sejam aplicadas todas as medidas necessárias para que sejam confiscados todos os bens russos destinados à reconstrução da Ucrânia". O chefe da diplomacia da Ucrânia insistiu com a mesma tese de seu colega, no sentido do confisco e direcionamento dos bens arrecadados.


REINO UNIDO PUNE FAMILIARES E NAMORADA DE PUTIN 

O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido impôs hoje novas sanções contra a Rússia, direcionadas para membros próximos do carniceiro Putin, incluindo uma namorada dele e a avó dela. Tratou-se do congelamento de bens e proibição de viagens. Segundo Liz Truss, secretária de Relações Exteriores do Reino Unido o objetivo é expor e mirar "a rede obscura que sustenta o estilo de vida luxuoso" do presidente russo. Afirmou que "continuaremos com sanções a todos aqueles que ajudam e favorecem a agressão de Putin até que a Ucrânia prevaleça".  

Salvador, 13 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário