Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCVIII)

UCRÂNIA EXPULSA RUSSOS 

O governador Oleh Synuhubov, acerca da expulsão dos russos da cidade, declarou no Telegram: "Graças às ações bem-sucedidas das forças armadas e à libertação de vários territórios, a situação em Kharkiv agora está relativamente calma. Ainda assim, é preciso manter a vigilância. Tome cuidado e não fique na rua desnecessariamente. Também é perigoso retornar aos povoados recentemente liberados. O inimigo minou tudo, incluindo escolas, jardins de infância e casa particulares". Afirmou que as tropas especiais estão desativando as minas e a infraestrutura da cidade está sendo restaurada.   

LÍDER DE BANDA FOGE DA RÚSSIA

Maria Aliokhina foi responsável pela organização com a banda punk para protesto contra o presidente Vladmir Putin, na catedral Cristo Salvador em Moscou, em 2012. O ato chamou a atenção do mundo e das autoridades russas; ela foi condenada a dois anos de prisão por "vandalismo". Aliokhina foi punida por seis vezes por acusações forjadas e presa por seis vezes, cada uma das detenções por 15 dias, mas continua contra o sistema repressivo de Putin. Em abril, ela foi advertida que iria para uma colônia penal e foi confiscado seu passaporte. Diante de todos esses fatos, ela contou com ajuda de amigos e disfarçou-se em entregadora de comida, deixou seu celular para trás para evitar rastreamento e deixou o lugar, onde estava hospedada, porque era vigiada pela Polícia; assim pode deixar a Rússia. Aliokhina e os membros, hoje 12, da Pussy Riot já tem apresentação em Berlim e destinarão o dinheiro arrecadado para a Ucrânia.    


101 HOSPITAIS DESTRUÍDOS

As forças russas bombardearam e destruíram 101 hospitais e 450 farmácias, além de capturarem em torno de 200 ambulâncias na Ucrânia,  desde o início da invasão em fevereiro, segundo denúncia do Ministério da Saúde. Na Nota informativa está escrito: "projéteis e mísseis disparados pelos ocupantes atingiram 600 instituições médicas ucranianas". O Ministério afirma que durante 77 dias "os terroristas russos bombardearam bairros residenciais e alvos civis".

RÚSSIA QUER ANEXAR REGIÃO DE KHERSON

Representantes das autoridades russas em Kherson estão pleiteando a anexação da região de Kherson, quando deverá "adotar por completo a legislação da Federação Russa". A região foi conquistada e está sendo controlada pelo exército russo desde a ofensiva, na região. Os russos já planejam abrir um banco russo em Kherson, no final deste mês de maio.

INTERRUPÇÃO DO GÁS RUSSO NA UCRÂNIA 

A operadora ucraniana que administra o gasoduto russo na Ucrânia vai interromper hoje a distribuição, através de cortes numa central no leste do país. A central recebe um terço do gás russo que passa pela Ucrânia para a Europa Ocidental. Esta medida afetará o fornecimento de gás natural russo, obrigando os carniceiros a transferir os fluxos de gás destinados aos clientes europeus. Esta notícia acontece no mesmo momento no qual o presidente Vladymyr Zelensky assegura que as forças de Kiev alcançaram "pequenas conquistas" perto de Khariv.


REINO UNIDO ASSINA ACORDO COM SUÉCIA

O Reino Unido, através do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, assinou acordo de defesa mútua contra eventual agressão da Rússia, com a Suécia, através da primeira-ministra Magdalena Anderson. Neste mesmo sentido deverá firmar combinação com a Finlândia; os dois países estão recebendo ameaças constantes da Rússia. Boris Johnson disse que "a guerra na Ucrânia está a forçar-nos a tomar decisões difíceis, mas as nações soberanas devem ser livres para fazer essas decisões sem medo, influência ou ameaça de retaliação".

Salvador, 11 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário