Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCIX)

COMANDANTE RUSSO SERÁ JULGADO

O comandante Vadim Shishimarin foi capturado pelo exército ucraniano e será o primeiro militar russo, acusado de crimes de guerra, que sentará no banco dos réus pelo assassinato de um civil na região de Sumy, nordeste da Ucrânia, segundo anunciou a procuradora-geral do país, Iryna Venediktova. Ele matou, em 28 de fevereiro, um homem desarmado que seguia de bicicleta pela estrada da localidade de Chupajivka. O criminoso chefiava a unidade 32010 da 4ª Divisão Blindada da Guarda Kantmirovskaya, da região de Moscovo. Em 4 de maio, o Serviço de Segurança de Kiev divulgou um vídeo no qual ele confessava ter disparado contra um civil. Se for condenado ele poderá ficará preso por 10 ou 15 anos ou até mesmo prisão perpétua. 

DOIS MESES SEM ÁGUA POTÁVEL

Porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários declarou que os civis, retirados dos "bunkers" da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, escondidos na usina de Azovstal permaneceram por dois meses sem ver a luz do sol, sem água potável e sem alimentação adequada. Afirmou ainda: "Elas não puderam ter acesso a água potável, de maneira adequada, durante dois meses e muitas delas contaram que só comiam uma vez ao dia. E ainda por cima ter os barulhos, os estrondos das bombas, da guerra acontecendo, lá do lado de fora, sem exatamente saber o que estava acontecendo. Elas saíram deste lugar e só então descobriram com detalhes o que tinha acontecido do lado de fora e descobriram que a cidade de Mariupol está completamente destruída".   

UCRANIANOS IMPEDEM MOVIMENTAÇÃO RUSSA

Os russos não conseguiram atravessar o rio Siverski Donets, no Donbas, e tiveram a destruição de grande número de blindados, quase um batalhão, segundo comunicado do Ministério da Defesa de Kiev. Foi considerada a maior derrota das tropas russas.   

FINLÂNDIA É NOVO ALVO DE PUTIN

A Finlândia deverá ingressar brevemente com pedido para ser aceita na Otan, segundo declarou o presidente Sauli Niinistö e a premiê Sanna Marin; a Rússia ameaça com retaliação, sem prometer iniciar guerra como fez com a Ucrânia; igual conduta deve acontecer com a Suécia e os dois países assim procedem principalmente depois que a Rússia invadiu a Ucrânia. A Aliança Militar é composta por 30 membros e é liderada pelos Estados Unidos. É surpreendente o posicionamento da Finlândia, porque, desde o final da Segunda Guerra, o país mantinha neutralidade militar. Em Estocolmo, o Parlamento sueco decidirá sobre a adesão a Otan, na próxima sexta feira. Depois que os dois países ingressarem na Otan estarão protegidos com a cláusula de ataque a um membro, importa em agressão a todos.


ZELENSKY QUER CONVERSAR COM PUTIN

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, em entrevista à rede italiana de televisão, assegurou que está pronto para conversar com o presidente Vladimir Putin, na busca de um acordo, mas com a condição de que não haja ultimato. Declarou também que não reconhece a Crimeia como parte do território da Federação Russa, porque está dentro do território da Ucrânia, com autonomia. Até o dia 11 de maio, mais de 6 milhões de ucranianos deixaram o país, por causa da guerra; metade dos fugitivos foram recebidos pela Polônia, sendo que 90% do total de refugiados são mulheres e crianças.           

Salvador, 12 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário