MAIS UM NAVIO INCENDIADO
A fragata Almirante Makarov, a mais moderna da frota russa, foi atingida por um míssel do tipo Neptuno, perto da ilha de Zmeiny, no Mar Negro, costa de Odessa. A embarcação faz parte da 30ª divisão de navios de superfície. A informação é do Estado-Maior do Exército da Ucrânia, que mostra a fragata em chamas, no vídeo publicado. Depois da destruição do "Moskva", em abril, a frota russa no Mar Negro ficou reduzida a apenas três navios de combate.
SANÇÕES "EXTRAS" CONTRA A RÚSSIA
O presidente Joe Biden declarou que está "aberto" para impor mais sanções contra a Rússia; o assunto será tratado, nos próximos dias, na reunião do G7, formado por Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Japão. Já foram aplicadas várias punições econômicas contra a Rússia, funcionários, bancos, oligarcas e empresas do país, buscando fragilizar a economia e isolar internacionalmente o governo de Vladimir Putin. O governo americano proibiu emissão de vistos para centenas de pessoas, na maioria russos, bielorrusos e separatistas ucranianos. Por outro lado, a União Europeia discutirá em Estrasburgo, proposta para bloquear gradualmente as impostações de petróleo da Rússia.
UCRÂNIA EM BUSCA DE SEQUESTRADOS
Os desaparecimentos de ucranianos nos vilarejos provocaram a busca de sequestrados pelos russos. É o caso de um que foi socorrer com gasolina a um amigo, outro que saiu para trabalhar e todos nunca mais voltaram para casa nem foram vistos. As queixas de desaparecidos em boletim de ocorrência policial padrão são levados pela polícia para uma cidade, processados e carregados em um banco de dados. As autoridades publicam no aplicativo Telegram com breve descrição do corpo.
RÚSSIA COM ARMAS DA TERCEIRA GUERRA
No próximo dia 9, a Rússia promoverá desfile denominado de Dia da Vitória com soldados e suas armas, na praça Vermelha, no centro de Moscou, comemorando a vitória contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial. A surpresa acontecerá por conta das armas da possível Terceira Guerra Mundial, constantes de mísseis hipersônicos intercontinentais para ogivas nucleares, bombardeiros e até "avião do Juízo Final, primeira vez que será mostrado. Na parada aparecerão também obuseiros, tanques e outros sistemas pesados. Esse evento é realizado desde 1999, quando Vladimir Putin chegou ao poder. A Rússia continua recrutando "especialistas em mobilização" para incrementar a guerra contra a Ucrânia.
NOVA TROCA DE PRISIONEIROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário