Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCIII)

AMERICANOS AJUDARAM UCRÂNIA

A Inteligência dos Estados Unidos ajudou a Ucrânia na morte de 12 generais russos na linha de frente. O auxílio situou-se nos movimentos antecipados das tropas russas, conseguidas depois de avaliações americanas recentes do plano de batalha secreto de Moscou, na região de Donbass. A Ucrânia recebe informações geográficas dos Estados Unidos e combina com sua própria inteligência, incluindo informações interceptadas. A informação foi fornecida por autoridades americanas ao New York Times. 

ESTUPRO NA UCRÂNIA

Ylva Johansson, comissária europeia para Assuntos Internos, declarou ao parlamento europeu: "A Rússia não está travando apenas uma guerra contra a Ucrânia. A Rússia faz guerra às mulheres. Há relatos crescentes e confiáveis de soldados russos estuprando mulheres. Mulheres e meninas - de 10 anos a 78 anos. Estupro como arma de guerra. Violar os corpos das mulheres para quebrar o espírito de um povo".  

UM HOMEM SALVA 200 PESSOAS EM MARIUPOL

Com uma van, bastante estragada pelos bombardeios, tiros de fuzil, morteiro, ainda com o cerco russo, Mikhailo Purishev, 36 anos, conseguiu retirar de Mariupol 200 pessoas. Ele diz que já salvou mais de 200 pessoas em seis viagens arriscadas. Apesar de a Rússia propalar ter tomado o control da cidade de Mariupol, há centenas de forças ucranianas presas nas catacumbas de uma siderúrgica e 100 mil civis presos na cidade. Os corredores humanitários têm sido impedidos pelos russos, mas ações individuais, como a de Purishev contribuem para salvar muita gente na Ucrânia. Já não funcionam em Mariupol os celulares e as informações são escassas. Purishev, nas viagens, diz que viu "pessoas enterradas na rua, perto de shopping centers, boates e até mesmo no jardim de infância". Purishev quer, após a guerra, transformar sua van em um monumento.  


RÚSSIA DESTRUIU 500 ESCOLAS

A Rússia destruiu maternidades, hospitais e agora sabe-se que arrasou com 500 escolas na Ucrânia. Segundo dados da Unicef, o impacto da invasão russa causou danos a 7,5 milhões de crianças e adolescentes. Murat Sahin, representante da Unicef na Ucrânia, disse que "o início do ano letivo na Ucrânia foi de esperança e promessa para as crianças após as interrupções do Covid-19. Em vez disso, centenas de crianças foram mortas e o ano letivo termina em meio ao fechamento de salas de aula devido à guerra e à dizimação de instalações educacionais". A organização informou que artilharia pesada, ataques aéreos e outras armas explosivas em áreas populosas atingiram as escolas. Junto a todo este sofrimento, ainda se computa os mais de 5,4 milhões de refugiados.       

UCRÂNIA ATACA

As Tropas Ucranianas iniciaram sua segunda contraofensiva contra os carniceiros russos, nas cidades Izyum Kherson e região. Os bravos soldados da Ucrânia já atravessaram o rio Donets, em Izyum e em Kherson foram libertando vários vilarejos.


UCRÂNIA PERDE CONTATO COM SOLDADOS EM AZOVSTAL

O prefeito de Mariupol, Vadym Boichenko, declarou que a siderúrgica de Azovstal está sendo atacada por terra, água e ar, não sabendo se os soldados ucranianos ainda estão na fortaleza. Disse que centenas de civis estão presos juntamente com os últimos militares na cidade. Afirmou o prefeito: "Hoje há batalhas pesadas no território de nossa fortaleza, na área de Azovstal. Nossos bravos estão defendendo esta fortaleza, mas é muito difícil, porque artilharia pesada e tanques estão disparando por toda a siderúrgica. A aviação está trabalhando, os navios se aproximaram e também estão atirando na fortaleza". O prefeito declarou que havia 30 crianças, presas na usina, esperando resgate.      

Salvador, 5 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário