Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCII)

NOVO PACOTE DE SANÇÃO

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyer, declarou hoje: "Propomos o embargo total ao petróleo russo. Putin queria varrer a Ucrânia do mapa. Ele claramente não terá sucesso. Pelo contrário: a Ucrânia levantou-se em unidade. E é seu próprio país, a Rússia, que ele está a afundar".  Ela propôs hoje o sexto pacote de sanções contra o governo de Vladimir Putin. As medidas deverão ser decididas no conselho, e, se aprovadas, haverá proibição de importação do petróleo russo em seis meses e produtos refinados até o fim do ano. O banco Sberbank, maior banco da Rússia, além de dois outros grandes bancos, serão expulsos do sistema Swift e os comandante militares, responsáveis pela brutalidade em Bucha e Mariupol, serão punidos. O pacote atingirá "três grandes emissoras estatais russas das nossas ondas de rádio".  

RÚSSIA AMEAÇA ARMAS PARA UCRANIANOS    

O presidente Vladimir Putin afirmou ao presidente francês, Emmanuel Macron que o Ocidente deve deixar de fornecer armas à Ucrânia, sob pena de as forças armadas da Rússia destruir qualquer veículo da ORNATO que chegue à Ucrânia com armas e munições, destinadas ao exército ucraniano. Declarou o ministro da Defessa, Sergei Shoigu: "Qualquer transporte da Aliança Atlântica que chegue ao país com armas ou meios para as forças armadas ucranianas será visto por nós como um alvo legítimo para ser destruído".  

HELICÓPTERO VIOLA ESPAÇO AÉREO DA FINLÂNDIA

Um helicóptero militar russo Mi-17 violou hoje espaço aéreo da Finlândia, numa profundidade de quatro a cinco quilômetros, segundo comunicado do governo de Helsinque. Anteriormente, em abril, um avião de transporte civil, pertencente ao exército russo, entrou no espaço aéreo finlandês. No início de março, quatro aviões de caça russos violaram o espaço sueco. A Rússia está intimidando a Finlândia e a Suécia que já comprometeram em aderir ao NATO, para se proteger contra as ameaças do governo Putin, segundo declarações de especialistas.  

RÚSSIA COM PARADA EM MARIUPOL

O diretor-adjunto da administração presidencial russa Sergei Kirienko está em Mariupol a fim de preparar o desfile no próximo dia 9 de maio, quando a Rússia comemora a vitória sobre a Alemanha nazista, na II Guerra Mundial.  

BIELORÚSSIA COM EXERCÍCIOS MILITARES. 

O Ministério da Defesa do governo de Minsk anunciou o início de exercícios militares, destinados a avaliar a preparação e capacidade dos efetivos na reação operacional, mas declarou que os exercícios militares "não constituem nenhuma ameaça para a comunidade europeia em geral nem para os países vizinhos, em particular". O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em vários momentos, acusou o regime de cumplicidade com a Rússia, na invasão da Ucrânia.  

UCRANIANOS APOIAM BATALHÃO AZOV

A maioria dos ucranianos apoia o batalhão Azov, considerado por alguns como extremista, mas que se destaca pelo combate aos fascistas. Este batalhão faz parte da Guarda Nacional da Ucrânia e foi denunciado pelo presidente Vladimir Putin como nazista, alegando, inclusive que a invasão destina-se a "libertar" e "desnazificar" a Ucrânia. Na verdade, o batalhão soube combater em várias missões contra os russos no país, desde 2014, quando fez os carniceiros retroceder na tentativa separatista em Donbass. 


NAVALNY É PERSEGUIDO POR PUTIN

Alxei Navalny, líder da oposição russa, escreveu na rede social Telegram: "A minha sentença ainda não começou, mas os reclusos da prisão de alta segurança de Melekhovo escreveram a dizer que está a ser preparada lá uma "prisão dentro da prisão" para mim". Navalny foi condenado em março pelo Tribunal totalmente manobrado por Putin a mais nove anos de prisão por alegada fraude. Muitos países protestaram contra a Rússia, que persegue Navalny. O Fundo de Luta Contra a Corrupção, criado por Navalny, para combater o enriquecimento ilícito de altos funcionários russos, foi proibido de atuar no país, desde 2021. Navalny, em 2020, passou alguns meses em tratamento, na Alemanha, depois que se livrou de envenenamento, promovido por agentes do Kremlin.    

Salvador, 4 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário