Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XC)

RÚSSIA MATA ATLETA UCRANIANA

O intenso bombardeio russo contra Mariupol, na Ucrânia, atingiu a atleta ucraniana de levantamento de peso, Alina Peregudova, de apenas 14 anos. A Federação Ucraniana de Levantamento de Peso publicou nota sobre a ocorrência. Alina foi campeã nacional de levantamento de peso sub-17, na categoria de até 40 quilos, apesar de ter três anos a menos que suas principais concorrentes. Soldados russos terminaram matando a mãe de Alina.  

BRASILEIRO DEIXA A GUERRA

O ex-militar Fábio Júnior de Oliveira, 42 anos, alistou-se na fronteira entre a Ucrânia e a Polônia, no dia 16 de abril; foi levado de ônibus para um dos campos de treinamento com 60 voluntários, divididos em dois pelotões. Fábio, horas depois, soube do suicídio do polonês com munição desviada, porque destinada somente para treinamentos, fato que se deu no dia 22 de abril. O brasileiro diz que a rotina é de escassez de equipamentos, banho e comida. Fábio soube que um oficial queria dispensar os brasileiros, face ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro. O brasileiro lamentou mas como o recrutamento de voluntários da América Latina foi suspenso e diante das dificuldades Fabio terminou sendo obrigado a pedir a dispensa. 

VICE-PRESIDENTE VISITA KIEV

A vice-presidente e presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, fez uma visita de surpresa à Ucrânia, no dia de ontem, em demonstração de apoio aos ucranianos. Neste mesmo dias, a Rússia diz ter atacado depósitos de armas fornecidas pelo Ocidente a Zelensky. O presidente ucraniano escreveu no Twitter: "Agradeço aos EUA por ajudarem a proteger a soberania e a integridade territorial do nosso Estado". Em nota, a delegação americana assegurou que a visita destina-se a "enviar uma mensagem inequívoca e retumbante ao mundo: os EUA estão com a Ucrânia. Um apoio adicional americano está a caminho". Pelosi classificou de "invasão diabólica" os ataques de Vladimir Putin contra a Ucrânia. 

RESGATE DE CIVIS DA SIDERÚRGICA

Ontem foram retirados dos bunkers da siderúrgica Azovstal, em Mariupol, quase cem civis, entre os quais crianças, depois da interferência da Cruz Vermelha e das Nações Unidas. A cidade de Mariupol tem sido bastante castigada pelos carniceiros russos e os habitantes estão sobrevivendo sem água, comida e saneamento. Na bênção dominical, o Papa Francisco disse que Mariupol foi "barbaramente bombardeada e destruída" numa guerra de "regressão macabra da humanidade".

BOMBARDEIOS EM KHARKIV E DONETSK

A Rússia prossegue com os bombardeios; ontem direcionou suas bombas mortíferas para a região de Kharkiv e Donetsk, conseguindo matar oito civis, sendo que quatro deles na cidade de Lyman. O governador de Kharkiv, Oleg Sinegubov, escreveu no Telegram que os bombardeios russos buscam áreas residenciais. 

A GUERRA PODE CHEGAR A TRANSNÍSTRIA

Na fronteira entre a Moldávia com a região separatista pró-Rússia da Transnístria, uma série de ataques preocuparam a população, temendo que a guerra da Ucrânia chegue a essas cidades. A Rússia, responsável pela inquietação desses países, declarou "alarmada" com a tensão nessa região e classificou os incidentes de "atos de terrorismo", escondendo que o maior terrorismo reside na guerra contra a Ucrânia, visando tomar área territorial do país, como já fez com seus vizinhos. A autoproclamada república da Transnístria só é reconhecida pela Rússia, porque a comunidade internacional nega sua independência . A presidente da Moldávia, Maia Sandu adota política pró-Europa e promove medidas de segurança no seu país, porque teme a invasão dos russos.  


DRONES UCRANIANOS AFUNDA NAVIO

Drones ucranianos afundaram na madrugada de hoje, segunda-feira, dois barcos de patrulha russos, que navegavam perto da ilha da Cobra, no Mar Negro, segundo informou o ministério da Defesa da Ucrânia, nas redes sociais. Esses barcos podem transportar três tripulantes e 20 pessoas, mas são equipados com metralhadoras e usadas em operações de reconhecimento ou desembarque.  

Salvador, 2 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
                                                                           Pessoa Cardoso Advogados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário