Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CI)

RÚSSIA SUSPENDE ENERGIA PARA FINLÂNDIA

A Rússia suspendeu hoje, 14/5, o fornecimento de energia para a Finlândia, reprimenda do Kremlin depois que o país nórdico confirmou solicitação para integrar a Otan. Finlândia e Suécia querem integrar a Otan, principalmente depois que a Rússia invadiu a Ucrânia exatamente pela vinculação do país com o grupo ocidental.  

UCRÂNIA AFASTA TROPAS RUSSAS

Depois das tropas de carniceiros afastarem de Kiev, face a corajosa resistência dos soldados russos, aconteceu o mesmo na região de Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana. A cidade está em paz há duas semanas, com a fuga do exército russo e a região é controlada pelos ucranianos. O terrorismo russo, entretanto aparece, como aconteceu em Derhachi, quando mísseis russos atacaram a Casa da Cultura, usada para distribuir ajuda, como pacotes de fraldas e fórmulas infantis, segundo informes do prefeito Viachslav Zadorenko.  

Nas regiões de Luhansk e Donetsk, parcialmente controlada pelos separatistas pró-Rússia desde 2014, os combates intensificaram. O Estado-Maior ucraniano assegurou que impediu dez ataques contra as duas regiões, nas últimas 24 horas. A artilharia ucraniana desmantela os esforços dos carniceiros russos que não têm obtido territórios. O chefe da inteligência militar da Ucrânia, Kyrylo Budanov, prevê derrota dos russos na região; há três semanas os ucranianos impedem os invasores de atravessar o rio Donets. As vitórias dos russos situam-se, na cidade. de Kherson e Mariupol      

G7 NÃO RECONHECE FRONTEIRAS DA RÚSSIA 

Ministros das Relações Exteriores do G7 afirmaram hoje, 14/5, que não reconhecerão as fronteiras que a Rússia quer impor à força, na guerra da Ucrânia. Em comunicado, afirmaram que "vamos manter nosso compromisso de apoiar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, incluindo a Crimeia". O grupo prometeu ampliar as sanções econômicas contra Moscou por sua invasão do território ucraniano para setores nos quais a Rússia é particularmente dependente". O grupo pediu encerramento da guerra e advertiu a Belarus que "pare de facilitar a intervenção da Rússia e respeite seus compromissos internacionais".  

UCRÂNIA TOMOU MAIS DE MIL ASSENTAMENTOS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nas redes sociais, falou sobre a luta das forças ucranianas. Assegurou o presidente: "Continuamos a restaurar os territórios desocupados das Ucrânia. Até hoje, 1.015 assentamentos foram desocupados, mais seis nas últimas 24 horas". Prosseguiu: "Devolveremos eletricidade, abastecimento de água, comunicações, transporte, serviços sociais para lá", referindo-se à libertação gradual da cidade de Kharkiv. 

TURQUIA PODE CONVERSAR COM FINLÂNDIA E SUÉCIA

A admissão de novos integrantes na Otan depende da aprovação de todos os 30 membros, daí a surpresa com a manifestação de Tayip Erdogan, da Turquia, de rejeição da Finlândia e da Suécia no grupo. O turco declarou que os dois países nórdicos "dão abrigo" a refugiados curdos, grupo considerado terrorista pela Turquia. O ministro das Relações Exteriores disse que "a ampla maioria da população turca é contrária à adesão destes países, que apoiam o PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), uma organização terrorista". O ministro concluiu, afirmando que "são temas que, evidentemente, devemos abordar com nossos aliados na Otan e com estes países".     

Salvador, 14 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário