Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (X)

PUTIN NÃO ACEITA EXCLUSÃO AÉREA

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem razão, quando queixa da Europa e dos Estados Unidos, por não declararem zona de exclusão aérea o território da Ucrânia; os países temem a ameaça do carniceiro que, em reunião com funcionário da Aeroflot, declarou guerra para o país que atender ao pedido do presidente ucraniano. O verdugo disse mais: importará em "consequências colossais e catastróficas". Afirmou Putin: "Qualquer movimento nessa direção será considerado por nós como participação em um conflito armado por aquele país".

Não se entende essa omissão dos países ocidentais e dos Estados Unidos: deixar o carniceiro acabar com a vida e com toda a estrutura da Ucrânia e ajudar os ucranianos somente com remessa de armas, mas recusa em impedir o verdadeiro massacre contra crianças, idosos e contra todo o povo da Ucrânia. Os ocidentais e os Estados Unidos assistem de camarote a carnificina, o estupro e toda espécie de crime, sem socorrer para inibir a matança. 

RÚSSIA NÃO SUPORTA PUNIÇÕES

O verdugo russo, em entrevista à TV estatal insurge-se contra as sanções do Ocidente e passa a considerá-las "declaração de guerra". Ele alega que o conflito com a Ucrânia tem o "objetivo de desnazificar o país", como se o ucraniano fosse o que ele é, na prática. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que os países do Ocidente comportam-se como "bandidos", diante das sanções econômicas. O povo russo também protesta contra a guerra, mas a imprensa e as redes sociais russas estão impedidas de noticiar fatos relacionados com a guerra; todavia, estão suportando o resultado das restrições impostas pelo mundo na vida financeira, esportista e em todos os segmentos. 

PROTESTOS NO MUNDO

Londres, Munique, Roma, Ancara, Atenas, Helsinque, Kherson e Tóquio, dentre outros países, foram palcos de protestos, hoje, contra a invasão da Ucrânia pelo carniceiro russo. Os discursos do presidente Volodymyr Zelensky estão sendo exibidos em telões nas praças de vários países. Na sexta feira, ele foi aplaudido em Praga em Tblisi, enquanto o telão nas ruas mostrava seu pronunciamento. Enquanto isso, mais de 50 mil ucranianos, residente no exterior ou em férias, estão retornando ao país para enfrentar as tropas russas, segundo agência de seguranças nas fronteiras. 

CESSAR-FOGO

Depois que a Rússia bombardeou e tomou a cidade de Mariupol, Putin declara cessar-fogo para estabelecer os "corredores humanitários", exatamente nessa cidade. O Ministério da Defesa do Reino Unido desconfia dessa conduta do Kremlin e diz que a proposta presta-se somente para distrair o Ocidente, enquanto prepara novo ataque. Em Nota afirma:: "O cessar-fogo proposto pela Rússia em Mariupol parece ter sido uma tentativa de conter a desaprovação do ocidente enquanto recuperava suas forças para uma nova ofensiva. Acusando a Ucrânia de quebrar o acordo, a Rússia tenta empurrar a responsabilidade pelas atuais e futuras vítimas na cidade". 

A Ucrânia acusou a Rússia de desrespeitar o cessar-fogo parcial proposto e a retirada de civis das cidades de Mariupol e Volnovakha, cercadas por forças russas, foi adiada. O carniceiro russo declarou que busca "destruir parcialmente" as Forças Armadas ucranianas.    

RÚSSIA SEM VOOS INTERNACIONAIS

A Companhia russa Aeroflot cancelou, a partir do próximo dia 8/3, todos os voos internacionais, diante do fechamento do espaço aéreo por vários países, mas continuarão com os voos domésticos e para Belarus; alegam as "novas circunstâncias que prejudicam as operações de voo". Outra companhia, filial da Aeroflot, a Pobeda, de baixo custo, também vai interromper os vos para o exterior na mesma data. Além do fechamento do espaço aéreo os aviões russos tem bloqueio de abastecimento e peças de reposição. Os russos temem a apreensão de aeronaves, como já aconteceu com embarcações. 

Salvador, 5 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário