Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2022

AFINAL, QUEM É PUTIN? (I)

Documentário da rede britânica BBC mostra a história de um espião, que se tornou presidente e agora declara guerra à Ucrânia, com o único objetivo de aumentar as fronteiras da Rússia; o histórico enumera os passos trilhados pelo agente secreto, Vladimir Putin, ocupante atual da presidência da República da Rússia, por mais de 20 anos. A biografia exibida traz imagens raras, desde a infância do verdugo russo. É atestada a qualidade carismática de Putin, mas exibe sua ambição, suas aparições públicas, vinculadas a diversos mistérios de vida. Mostra a capacidade deste homem sanguinário, quando conseguiu embaralhar a legislação russa, a coragem e a maldade, eliminando adversários, visando unicamente sua permanência por muitos anos na direção do país. A Rússia, assim como muitos países sob governos ditatoriais, a exemplo da China, Venezuela, Noruega, Coreia do Norte e outros têm precedentes de eliminar opositores ao governo do momento. Na Rússia, o bilionário Boris Berezovski, dono de uma rede que criticou Putin, em seu primeiro mandato, e a jornalista Anna Politkovskaya, que denunciou Putin pela prática do crime de estupro, simplesmente desapareceram e nada se sabe sobre eles.

Putin nasceu em Leningrado, hoje São Petersburgo, em 1952, cresceu numa família substituta para onde seus pais biológicos enviaram o filho. Esta situação causou-lhe muitos traumas, que lhe levaram a desconfiar das pessoas e a preferir a aproximação de animais, segundo o cientista político Stanislav Belkowski. A falta de afeto na vida deste homem, provocou aparência de uma pessoa forte, extravasando suas fraquezas nas pescarias com o corpo à mostra, usando fuzis ou conduzindo um potente carro, visando mostrar sua imagem de virilidade, de superioridade masculina. Para o jovem Putka, como era chamado pelos amigos, nada mais importante na sua vida do que ser um espião; parecia a ele "inalcançável, como viajar a Marte", confessou em entrevista a CNN. Muito cedo interessou-se pelo estudo do judô, que ele considerava não só como um esporte, mas uma filosofia. Em entrevista ao New York Times, Putin declarou: "só uma coisa pode ser efetiva: ir à ofensiva. Deve golpear primeiro e golpear tão forte que seu opositor não suporta permanecer em pé. Ele é autor de um livro de judô, no qual explica técnicas de autodefesa, análises científicas e regras para conhecer o esporte.   

A conduta machista dominou sua vida, e é acusado de maus-tratos físicos a sua ex-mulher Ludmila, com quem se casou em 1983; depois do divórcio, no primeiro ano de mandato, como presidente, foi encerrado todo relacionamento com a mãe e com as duas filhas. Na biografia do atual presidente, chama a atenção o fato de ele não ser aficcionado ao sexo, mas, pelo contrário, alheio à vida sexual.

A vida profissional deste desamparado homem começou em 1975, quando assumiu a direção da inteligência exterior do Comitê de Segurança do Estado (KGB), na URSS. Em 1984, foi selecionado para o Instituto de Inteligência Red Banner, onde aprendeu alemão e inglês; a partir daí, recebeu tarefas de contra-inteligências em Dresde, cidade alemã, e aí conseguiu a lealdade dos diplomatas soviéticos; tornou-se agente da KGB entre os anos de 1985/1990, na Alemanha Oriental, recebendo encargos de espião, função que ele sonhava desde 1968, quando adolescente ao assistir, com amigos, um filme soviético, "O escudo e a espada". Em 1991, diante do colapso da União Soviética ele deixou a Alemanha.

Salvador, 5 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário