Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

FUX PODERÁ ADIAR JULGAMENTO DE BOLSONARO

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, no STF, previsto para ser concluído no próximo mês, poderá estender-se até os primeiros meses de 2026. Mesmo que entre na reta final em setembro, há sinais de que o ministro Luiz Fux pedirá vistas, o que, pelo regimento, garante 90 dias para devolução do processo. Assim, outubro, novembro e dezembro passariam sem conclusão.

Com o recesso, o tribunal só retomaria os trabalhos em fevereiro, e uma pequena demora poderia levar o caso a março de 2026. Esse atraso coincidiria com a análise, pelo TSE, dos recursos sobre sua inelegibilidade, já com nova composição. O ano eleitoral promete fortes emoções.

Na Primeira Turma do STF, surgiu o “Homem da Cadeira”: o mecânico Fábio de Oliveira, condenado a 17 anos de prisão por sentar-se na cadeira do ministro Alexandre de Moraes durante os atos de 8 de janeiro. Ele se filmou no assento, proferindo ofensas.

Moraes o enquadrou em cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Oliveira não entrou no plenário; a cadeira foi levada para fora antes.

No Congresso, parlamentares acorrentaram-se e obstruíram trabalhos. A confusão fez o jornalista Octavio Guedes lembrar frase de Ulysses Guimarães, dita em situação semelhante: “Sou o presidente da Constituinte, não de um hospício.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário