Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XCVII)

UCRANIANOS LEVADOS PARA RÚSSIA

Os Estados Unidos, através do porta-voz do Pentágono, John Kirby, assegurou ter indícios de que os russos estão levando ucranianos contra a vontade para Moscou. Declarou Kirby: "Não posso dizer quantos campos há nem como são. Mas temos indícios de que os ucranianos estão sendo levados à Rússia conta sua vontade". O governo da Ucrânia assegura que 1,2 milhão de pessoas, das quais 200 mil crianças,  foram deportadas para a Rússia e confinadas em campos.

EMBAIXADOR DA RÚSSIA TOMA BANHO DE TINTA NO ROSTO

Manifestantes na Polônia jogaram tinta vermelha no rosto de Sergei Andreev, embaixador russo, em Varsóvia, na Polônia. Ele foi alvo de protesto, durante sua visita a um cemitério de soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial, localizado na Polônia. Os manifestantes xingaram de fascista e ainda bloquearam o caminho do embaixador com insultos, forçando-o a deixar o cemitério, acompanhado da polícia.  

NOVOS EQUIPAMENTOS PARA UCRÂNIA

Os Estados Unidos, Canadá e outros países estão cumprindo promessa e passaram a entregar aos ucranianos sistemas de artilharia, no total de 89, de fundamental importância nessa etapa da guerra. Fonte do governo americano explicaram sobre os novos equipamentos: "Com disparos de obuses, morteiros e canhões, é possível acertar as forças inimigas sem se aproximar perigosamente delas". Adiante: "Por pesar 4 toneladas, o que é considerado leve, o howitzer pode ser transportado por grandes aviões e helicópteros militares". Diz que "seus projéteis são capazes de destruir alvos a 30 quilômetros de distância". 

UCRÂNIA NEGA CIVIS M AZOVSTAL

A vice-primeira-ministra Iryna Vereshchuk assegurou que não há mais civis no complexo de Azovstal, mas ainda permanecem nas galerias subterrâneas do enorme complexo industrial mais de mil militares, dos quais muitos "feridos em estado grave que precisam de uma operação de retirada urgente". E o pior é que estão cercados pelas tropas russas na cidade de Mariupol. As equipes médicas que também estão no local "querem sair juntamente com os feridos porque devem acompanhá-los, se algum corredor humanitário for aberto na siderúrgica". 


CIBERATAQUE RUSSO

A União Europeia acusou a Rússia pelo ceberataque contra uma rede de satélites, uma hora antes da invasão da Ucrânia, no dia 24 de fevereiro/2022. O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, disse que foi a primeira vez que a União Europeia acusou formalmente as autoridades russas pela investida. Em comunicado, as 27 nações dizem: "A União Europeia e os seus Estados-Membros, juntamente com os seus parceiros internacionais, condenam veementemente a atividade cibernética maliciosa conduzida pela Federação Russa contra a Ucrânia, que visava a rede de satélite KA-SAT, operada pela Viasat". A nota ainda esclarece que a agressão causou perturbações significativas "entre autoridades públicas, empresas e utilizadores na Ucrânia e afetou vários estados membros da UE". 

Salvador, 10 de maio de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário