Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (XX)

TANQUES RUSSOS DESTRUÍDOS

Uma coluna de pelo menos 30 tanques russos, a 35 quilômetros de Kiev, foram bombardeados e destruídos por uma emboscada, preparada pelas Forças Ucranianas na manhã de ontem. A notícia foi publicada nas redes sociais. Segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, metade da população, em torno de 2 milhões de pessoas, deixou a cidade, temendo os ataques russos. Disse o prefeito: "No entanto, Kiev foi transformada em uma fortaleza. Cada rua, cada edifício, cada posto de controle foi fortificado." 

CHINA NÃO FORNECE PEÇAS DE AVIÃO À RÚSSIA

A China recusou-se em fornecer peças de avião para companhias aéreas russas; o fato ocorreu depois que a Boeing e a Airbus interromperam a entrega de componentes, face à invasão da Ucrânia. A crise na aviação tende a agravar porque o governo determinou que as companhias aéreas domésticas paguem por aeronaves alugadas em rublos, bastante desvalorizado, depois das sanções impostas pelos Estados Unidos e pela Europa.   

RUSSOS USAM ARMAS QUÍMICAS

Segundo o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, os russos já estão usando armas químicas na Ucrânia. Assegurou que o presidente Vladimir Putin serve-se de estratégia, acusando o Ocidente de uso de armas químicas, mas pratica exatamente esse crime. Classificou o governo russo de "cínico e bárbaro". O diretor da CIA, William Burns, afirmou que "a possibilidade a Rússia usar armas químicas na Ucrânia precisa ser considerada seriamente". Outra declaração do diretor da CIA foi sobre a manifestação ditador chinês Xi Jinping, quando afirmou: "O presidente Xi provavelmente está um pouco inquieto ao observar a maneira como o presidente Putin aproximou americanos e europeus e fortaleceu a aliança transatlântica de maneiras que seriam um pouco difíceis de imaginar antes do começo da invasão".

ARTISTAS FOGEM DA RÚSSIA

Artistas russos fogem da Rússia, temendo prisão, porque manifestam contra a invasão russa à Ucrânia. Basta classificar o ato insano do carniceiro de guerra para merecer cadeia, na Rússia, segundo afirmação de Valentin Diakonov, um dos diretores artísticos do Garage, um dos principais museus de arte contemporânea de Moscou. Declarou: "Nada dramático aconteceu comigo, mas as perspectivas são sinistras"; adiante: "O museu pausou todas as exposições que estavam marcadas, já que a maioria era de artistas europeus. E, mesmo que eles não quisessem nos boicotar, o fechamento do espaço aéreo e o transporte faz com que esse trabalho de fazer exposições não seja possível." Afirmou Diakonov: "O êxodo de artistas e de pessoas ligadas à cultura tornou-se presente depois que o presidente russo assinou, na semana passada, uma lei que pode condenar a até 15 anos de cadeia quem intencionalmente espalhar algo que seja considerado como "informação falsa" sobre as operações militares." 

BANCOS DEIXAM A RÚSSIA

Dois grandes bancos americanos, Goldman Sachs e JP Morgam anunciaram ontem a suspensão de suas atividades na Rússia, figurando como primeiros estabelecimentos financeiros dos Estados Unidos a interromper negócios com o país agressor da Ucrânia. Tanto um quanto outro publicaram Nota, comunicando ao mercado o encerramento de seus negócios na Rússia e de que não buscarão "novas operações no país". 

FAMOSO ATIRADO NA UCRÂNIA

Wali, como é conhecido um famoso atirador de elite do mundo, desembarcou na Ucrânia para ajudar no combate à invasão dos russos. A notabilidade de Wali deu-se com o fato de ele abater um alvo do Estado Islâmico a 3,5km de distância, durante a guerra no Iraque, em 2017. Wali é um dos combatentes das Forças Armadas do Canadá e participou de missões no Afeganistão e no Iraque.  

CABE À UCRÂNIA DECIDIR

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou hoje, em evento na Turquia, que cabe à Ucrânia e não a Vladimir Putin, decidir sobre o ingresso na Aliança. Assegurou: "É a Ucrânia que tem que decidir. Eu respeito a decisão de entrar ou não." A definição final será dos "30 membros da Otan que têm que decidir se querem um novo membro. É preciso respeitar o direito de cada país de decidir sobre seu futuro". Essa manifestação do secretário prende-se à exigência de Putin para que a Ucrânia não entre na Otan, como condição para acabar com o guerra.  

Salvador, 11 de março de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário