Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLV)

PRIMEIRA BRASILEIRA MORRE NA UCRÂNIA

Thalita do Valle, 39 anos, residia com a família em São Paulo, mas era natural de Ribeirão Preto/SP, tornou-se o terceiro voluntário na guerra da Ucrânia e a primeira mulher a ser morta; ela era modelo, estudante de direito, ativista de causas animais e atiradora de elite. Thalita, que estava na Ucrânia há apenas três semanas, foi atingida por um bombardeio em Kharkiv na quinta-feira, 30/06. Thalita participou da guerra contra o Estado Islâmico, no Iraque, Curdistão iraquianos e Curdistão Sírio; ela era socorrista, com cursos de tiro, no Brasil.

KHERSON SOB DOMÍNIO DA RÚSSIA

Um ex-funcionário do Serviço Federal de Segurança da Rússia, sucessora da temida KGB, Sergei Eliseyev foi nomeado governador da região ucraniana de Kherson, ocupada pelos carniceiros russos. Eliseyev, 51 anos, era o primeiro vice-governador da região russa de Kalingrado. O ex-deputado que traiu a Ucrânia para apoiar os russos, foi designado por Vladimir Putin como vice-governador. A Rússia já introduziu o uso do rublo e passou a emitir passaportes russos para os moradores da região, além de ter aberto um banco. O Kremlin comporta da mesma forma como atuou na Crimeia, ou seja, submeter a um simulacro de referendo para assegurar que o povo é quem decide na escolha de seus governantes. Funcionários pró-Kremlin, nas zonas ocupadas, têm sido, alvos de atentados.  

RÚSSIA OBRIGA EMPRESAS NA AJUDA MILITAR

O Parlamento russo começou a discutir projetos de lei para autorizar o governo a obrigar empresas a fornecerem bens aos militares e seus funcionários com trabalho de horas extras na invasão do Rússia contra a Ucrânia. Yuri Borisov, vice-primeiro-ministro informou que as medidas são necessárias para apoiar os militares sob "pressão colossal de sanções" do Ocidente, na ação que eles denominam de operação militar especial na Ucrânia.

CIVIS UCRANIANOS PREPARAM PARA ENFRENTAR RUSSOS

Civis ucranianos estão alistando voluntariamente para treinamento militar, visando o enfrentamento contra os carniceiros russos. Enquanto isso, os aliados da Ucrânia e vizinhos da Rússia fortalecem o poder militar dos seus países, pois temem serem os próximos a sofrer com invasão semelhante a que ocorre com a Ucrânia. É o que acontece com a Polônia, com a Suécia, com a Finlândia, com a Lituânia e com a República Checa; as duas primeiras já receberam a sinalização para integrar a OTAN e as duas últimas preparam para eventual invasão,  mesmo porque já pertenceram à república soviética.  A guerra causa temor pela ameaça nuclear e provoca crises alimentares em todo o mundo.  

UCRÂNIA RECOMENDA CIVIS PARA DEIXAREM CIDADE

As autoridades de Sloviansk, no leste da Ucrânia,  estão recomendando à população para deixar a cidade assim que possível. É que, segundo o governador da província de Donetsk, onde está Sloviansk, Pavlo Cirilenko "o inimigo está bombardeando de modo caótico, e os ataques pretendem destruir a população local". A cidade tem sido alvo de bombardeios e "não houve um dia sequer sem bombardeios nesta semana. Apontar de maneira intencional contra locais onde se concentram civis é terrorismo puro e simples".

MAIS UM EMPRESÁRIO RUSSO É MORTO

O empresário russo, Yury Voronov, líder de uma empresa que mantinha contratos com a Gazprom, foi encontrado morto em sua própria casa, perto de São Petersburgo. A informação que se tem é de que ele foi vítima de um tiro na cabeça na piscina de sua casa. Voronov foi fundador e CEO da empresa de transporte e logística Astra-Shipping e é a sétima morte misteriosa de pessoas vinculadas com a indústria de gás da Rússia, somente nos últimos meses. Os outros empresários, também com mortes misteriosas, foram: Leonid Shulman, m 30 de janeiro; Alexander Tyulakov, em 25 de fevereiro; Mikhail Watford, em 28 de fevereiro; Vladislav Avayev, esposa e filha, em 18 de abril e Sergey Protosenya, em 20 de abril. Apenas Mikhail Watford não era ligado a Gazprom, mas fez fortuna com o petróleo.  

Salvador, 6 de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário