Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2022

SENADORES NO STF CONTRA VICE-PROCURADORA

Sete senadores que participaram da CPI da Covid-19 ingressaram com pedido de abertura de inquérito contra a vice-procuradora da República, Lindôra Maria Araujo, pela prática do crime de prevaricação, quando, depois de quase um ano, pediu arquivamento de sete das dez apurações preliminares pelos senadores acerca dos crimes cometidos por Bolsonaro e outros participantes de seu governo, de conformidade com a CPI da Covid-19. O fundamento da vice-procuradora é de que a apuração dos senadores têm caráter "político", além de a comissão não ter comprovado relação direta entre o descaso com as medidas sanitárias por parte do presidente e o número de contaminações na pandemia. Os parlamentares requereram manifestação "direta e pessoal" do Procurador Augusto Aras, que foi acusado, juntamente com a vice-procuradora de atuações "claramente políticas". Pedem que não havendo manifestação do procurador, sejam os autos remetidos ao Conselho Superior do Ministério Público Federal. 

Na petição os senadores dizem que a vice-procuradora foi usada como "testa de ferro" do procurador Augusto Aras. Escrevem: "O ilustre procurador-geral da República e seus asseclas parecem renunciar às suas verdadeiras atribuições constitucionais quanto à adoção de providências cabíveis em face de eventuais crimes comuns descobertos pela CPI da Pandemia e praticados pelo presidente da República e por seus subordinados, sempre sob sua responsabilidade". Adiante: "Parece que os atuais mandatários da PGR esperam algum retorno pela sua indevida omissão, como a imprensa já denunciou por ocasião da escolha dos ministros do STF pelo atual presidente da República".   

A vice-procuradora, anteriormente, já havia manifestado pela defesa do presidente Jair Bolsonaro, face ao comparecimento em locais públicos sem máscara; Lindôra questionou a utilidade da máscara para evitar a disseminação do coronavírus.      



Nenhum comentário:

Postar um comentário