Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLIX)

PRESIDENTE UCRANIANO CRITICA BOLSONARO  

O presidente da Ucrânia, Volodimyr Zelensky, censurou o presidente Jair Bolsonaro pela omissão na guerra da Rússia contra a Ucrânia. O presidente telefonou para Bolsonaro, após o que, em entrevista à Tv Globo declarou: "Eu não apoio a posição dele de neutralidade. Eu não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo". A posição de Bolsonaro prende-se à dependência de fertilizantes russos, segundo suas declarações. Todavia, o Brasil tem-se posicionado contra Moscou, apesar da abstenção na suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos.  

ESTADOS UNIDOS ACUSAM RÚSSIA

Os Estados Unidos acusaram a Rússia de planejar a anexação de territórios ucranianos. O Kremlin instala nessas áreas representantes ilegítimos para comandar processo de conquista de municípios da Ucrânia, em violação à soberania do país. Uma das ações desses delegados consiste em realizar "referendos falsos" para legitimar o controle ilegal dos russos. Além disso, os carniceiros preparam para fazer circular o rublo como moeda padrão dessas áreas e buscam nacionalizar ucranianos como russos.     

RÚSSIA NA LISTA DE TRÁFICO HUMANO

Os Estados Unidos colocaram a Rússia na lista de países envolvidos em tráfico humano, porque levou à força para seu território muitos soldados e crianças. Há grande número de ucranianos conduzidos para áreas distantes, onde permanecem sob vigília de autoridades do Kremlin.   

CERCA DE 15 MIL RUSSOS MORRERAM NA GUERRA

Segundo declaração do diretor da CIA, William Burns, ontem, 20/7, cerca de 15 mil russos morreram na guerra da Ucrânia, desde o mˆs de março. No Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado, o diretor afirmou: "As estimativas mais recentes da comunidade de inteligência dos EUA são algo em torno de 15 mil mortes (nas forças russas) e talvez três vezes mais feridos (45 mil). Portanto, um conjunto bastante significativo de perdas". Assegurou que "os ucranianos também sofreram - provavelmente um pouco menos do que isso. Mas também foram baixas significativas".  

UCRÂNIA REPRIME RUSSOS

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky declarou ontem, 20/7, que as Forças Armadas têm conseguido "infligir perdas logísticas significantes" contra os russos, "aumentando a dificuldade para as tropas dos invasores manterem posições no território capturado". Afirmou que os lança-mísseis Himars, fornecidos pelos Estados Unidos possibilitaram ao país grande impulso na batalha contra os agressores, principalmente no leste da Ucrânia, onde se travam os maiores combates atualmente. Os M142 Himars (High Mobility Artillery Rocket Systeem) é plataforma móvel de lançamento de foguetes montada em blindados que podem transportar mísseis guiados por GPS de 227 mm, alcançando entre 30 a 500 quilômetros. Esses mísseis, diferentemente dos usados na guerra, tem a vantagem de direcionar a alvos precisos, tonando mais úteis e confiáveis. 

PRIMEIRA-DAMA DIZ QUE FILHO QUER USAR FUZIL

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelensky, em entrevista à rede NBC News, ontem, 20/7, declarou que a invasão da Rússia fez seu filho d 9 anos quer aprender a usar um rifle. O casal tem uma filha de 18 anos e o filho de 9 e lamenta que a guerra rouba a infância de seus filhos. Disse mais a esposa de Zelnsky: "Antes da guerra, meu filho costumava ir ao conjunto de dança folclórica. Ele tocava piano. Ele aprendeu inglês. Ele, claro, frequentava o clube esportivo. Agora, a única coisa que ele quer fazer é artes marciais e aprender como usar um rifle".    

RÚSSIA QUER MAIS TERRAS

Os russos não se contentam com as áreas conquistadas na guerra com a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores, chanceler Sergei Lavrov assegurou, ontem, 20/7, que os objetivos "geográficos" do país não se limitam ao leste, região do Donbass, ocupadas pelos carniceiros. O chanceler referiu-se ao sul da Ucrânia, nas cidades de Zaporizhzhia e Kherson. Disse Lavrov: "Não podemos permitir que a parte da Ucrânia controlada por Zelensky ... possua armas que representem uma ameaça direta ao nosso território". Afirmou que "a geografia é diferente agora", ou seja, os russos estão inebriados pelas conquistas unilateral no leste e querem mais. 

Salvador, 21 de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso 
Pessoa Cardoso Advogados.

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário