Pesquisar este blog

sábado, 23 de julho de 2022

PRESO BOLSONARISTA QUE AMEAÇOU INVADIR SUPREMO

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendeu pedido da Polícia Federal e determinou a prisão de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, intitulado de "Terapeuta Papo Reto", nas redes sociais. Ele gravou vídeos, nos quais diz que vai "invadir" e "destituir" a Corte de Justiça, além de "pendurar os ministros de cabeça pra baixo". O ministro entendeu que as declarações do arruaceiro bolsonarista consistem em "discursos de ódio e incitação à violência", destinadas a "corroer as estruturas do regime democrático e a estrutura do Estado de Direito". A prisão mostra que não serão aceitas ameaças tais como ocorreram no 7 de Setembro/2021, e grupos extremistas estão sendo monitorados pelas autoridades. Moraes atendeu todas as medidas requeridas pela Polícia Federal, consistentes em prisão temporária e ordem de busca e apreensão. O ministro determinou que o Twitter, Youtube e o Facebook bloqueiem os canais e perfis de Ivan Rejane, além de intimar o Telegram a bloquear um grupo administrado na rede social pelo preso.    

Pouco antes de ser preso, o bolsonarista, em vídeo disse: "Eu convoco a população brasileira a ir para dentro do STF, sim".              

O ministro escreveu na decisão: "As declarações constantes de suas publicações em diversas redes sociais se revestem de convocação de terceiros não identificados, com união de desígnios, para utilização abusiva dos direitos de reunião e liberdade de expressão, para atentar contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, ignorando a exigência constitucional das reuniões serem lícitas e pacíficas, o que pode configurar os crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal)". 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário