Pesquisar este blog

domingo, 17 de julho de 2022

TAMES WEBB: VIDA FORA DA TERRA

O Telescópio James Webb desde que foi lançado no espaço começa a mostrar imagens jamais imaginadas do universo, mas o trabalho dele é muito mais importante, pois irá buscar eventual vida fora da Terra. Segundo o coordenador do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, Roberto Dias da Costa a missão está apenas no começo. Explica: "Entre as descobertas mais sensacionais que o Webb deve nos proporcionar eu destaco duas coisas. Primeiro, a demonstração da existência de atividade biológica extraterrestre. Essa descoberta, e com certeza ela irá acontecer, tem potencial para ser transformadora. Não só do ponto de vista científico, mas também ético, cultura, religioso e psicológico".

James Webb foi projetado há 25 anos atrás com valor de US$ 10 bilhões e impactar a humanidade em dois aspectos fundamentais: desenvolvimento tecnológicos e conhecimento. A sonda já trouxe a análise da atmosfera de um exoplaneta, de 12 bilhões de anos atrás. Nas anotações da Nasa já é possível observar um conjunto de galáxias a distância de 4,6 bilhões de anos luz. Dias Costa afirma que "essa foto é uma das que mais me chamou a atenção. No fundo da imagem, tem uma galáxia de 13,1 bilhões de anos atrás. Como o universo tem 13,8 bilhões de anos, significa que estamos observando uma galáxia do primeiro bilhão de ano. É uma galáxia primitiva, com uma área imensa para pesquisa". Diz mais o coordenador: "Destaco o espectro do exoplaneta mostrando a presença da molécula de água. São um tema de ponta atualmente e é novo. Sempre brinco que, quando comecei a estudar, se conhecia dois planetas em torno de outras estrelas e pela ficção científica: Vulcano e Tatooine. Hoje, já conhecemos mais de 5,2 mil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário