Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLVIII)

PROCURADORA É DEMITIDA

A Procuradora-geral da República e o chefe de inteligência doméstica da Ucrânia foram demitidos, no domingo, 17/7, pelo presidente Volodimyr Zelensky, acusados de traição. No Telegram, Zelensky constatou que mais de 60 funcionários das agência de Bakanov e Venediktova estão trabalhando contra a Ucrânia em territórios ocupados pela Rússia. Declarou que 651 casos de traição e colaboração foram abertos contra promotores e policiais. O chefe da inteligência, Ivan Bakanov, amigo de infância de Zelensky e a Procuradora, Irina Venediktova, foram despedidos através de ordens executivas. O presidente afirmou que "tal série de crimes contra os fundamentos da segurança nacional do Estado levanta questões muitos sérias. Cada uma dessas questões receberá uma resposta adequada".   

ZELENSKY NOMEIA NOVO CHEFE

O presidente Volodimyr Zelensky indicou novo diretor do departamento de combate à corrupção para chefiar a agência de segurança interna, depois da demissão de seu amigo de infância, Ivan Bakanov, suspeito de traição. O novo chefe, Vasil Maliuk, foi nomeado ontem, 18/9, e foi destacada sua experiência no Serviço de Segurança de Estado, porque dirigiu o combate à corrupção e o crime organizado, desde março/2020. Foi desligada do cargo também a procuradora-geral, Irina Venediktova. Por outro lado, a ministra de Políticas Sociais, Marina Lazebna, renunciou ao cargo sem maiores explicações.             

PUTIN ESTÁ ISOLADO

O presidente Vladimir Putin sente-se isolado pelo Ocidente, desde que invadiu a Ucrânia. Para diminuir seu distanciamento, teve encontro hoje, 19/07, com os presidentes do Irã, Ebrahim Raisi, e da Turquia, Recept Tayyip Erdogan. Foi a segunda viagem de Putin desde o início da guerra, em março/2022. O motivo da reunião foi estreitar laços de amizade entre os três países e conversar sobre o desenvolvimento da região do Oriente Médio e a guerra da Síria. Os Estados Unidos impôs severas sanções ao Irã e Putin encontra mais uma justificativa para entabular negociações com o país.   

UNIÃO EUROPEIA BLOQUEIA IMPORTAÇÕES DE OURO DA RÚSSIA

A União Europeia, através dos 27 membros, fecharam acordo com pacote de sanções contra a Rússia. O "sétimo pacote de sanções" bloqueia importações de ouro, originado da Rússia. Na punição está incluída também jóias, segundo afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Foi esclarecido que não houve adaptação à lista de personalidades, porque "a União Europeia tem mecanismos próprios do direito. Se indivíduos consideram que os seus nomes foram injustamente incluídos, tem recursos possível aos tribunais".    

UNIÃO EUROPEIA PROPÕE NOVO FUNDO

A Comissão Europeia propôs hoje, 19/7, aos países membros, novo fundo no valor de 500 milhões de euros para compra de armas com o objetivo de repor os estoques reduzidos após o apoio à Ucrânia. O comissário europeu para Mercado Interno, Thierry Breton, afirmou que houve redução nas reservas de munições, artilharia, sistemas de defesa antiaérea ou antitanque, além de veículos blindados. Disse que foi criada "uma vulnerabilidade que agora precisa ser urgentemente abortada". Breton priorizou a compra de mísseis aéreos e antitanque portáteis, canhões e munições. 


EMISSORA INDEPENDENTE RETOMA TRANSMISSÕES

A emissora de televisão independente da Rússia Dozhd voltou a retransmitir seus programas desde ontem, depois de punida pelo governo russo, que suspendeu suas atividades pela divulgação de informações sobre a invasão da Ucrânia. O canal recebeu licença de transmissão na União Europeia e produz conteúdos em estúdios na Letônia, França, Holanda e Geórgia. O Dozhd será transmitido para a Rússia pelo YouTube, porque ainda não censurado. Em comunicado, a rede disse: "Devido às leis repressivas e à censura militar adotadas na Rússia, fomos forçados a deixar nossas casas. Agora estamos retomando nosso trabalho de fora do país".  

Salvador, 19 de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário