Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLVII)

CORÉIA RECONHECE REPÚBLICAS SEPARATISTAS

A Coreia do Norte reconheceu ontem as duas "repúblicas populares" separatistas, apoiadas pela Rússia, no leste da Ucrânia, como Estados independentes. Donetsk e Lugansk, na região de Donbass, são reconhecidas, em todo o mundo, somente pela Rússia, Síria e agora Coreia do Norte. A embaixada da Coreia do Norte, em Moscou, confirmou o reconhecimento da independência das duas cidades, tornadas repúblicas pelas forças russas. Depois do apoio do governo ditatorial de Pyongyang, Kiev cortou relações diplomáticas com o governo da Coreia do Norte. 

CANADÁ ANUNCIA SANÇÕES SOBRE MÍDIA RUSSA

O Canadá anunciou na reunião do G20, na Indonésia, um pacote de sanções contra personalidades e empresas da mídia estatal da Rússia, incluindo as agências de notícias Tass e Sputnik e a emissora RT (Rússia Today). O rol é composto por 29 "agentes de desinformação e propaganda patrocinados pelo Estado" e por 15 entidades controladas ou de propriedade do governo russo "e envolvidas em esforços de desinformação". O ministro das Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly declarou que "o Canadá não ficará parado enquanto o presidente Vladimir Putin trava sua guerra ilegal e injusta e busca justificá-la por meio de desinformação, manipulação e propaganda".   

RUSSOS MATAM 20

Os carniceiros russos mataram mais 20 ucranianos, dentre os quais três crianças, além de 25 feridos, na cidade de Vinnytsya, em "ato aberto de terrorismo", com pretensão "deliberadamente" de aterrorizar civis", segundo alegou o presidente Volodymyr Zelensky. A polícia informou que três mísseis atingiram um edifício de escritórios, além de prédio residencial. O adjunto do chefe de gabinete do chefe de Estado da Ucrânia, Kyrylo Tymochenko declarou: "Nesta altura sabe-se que vinte pessoas morreram no ataque com mísseis contra a cidade, incluindo três crianças. Noventa pessoas procuraram ajuda médica". Os carniceiros atiraram os mísseis direcionando-os para o centro da cidade, desde um submarino no Mar Negro. 

UCRÂNIA REAGE E MATA RUSSOS

Autoridades ucranianas asseguraram que atingiram dois postos de controle militar e uma plataforma de pouso, tornando-se o segundo ataque em área controlada pela Rússia, causando a morte de 13 russos. A investida deu-se na Nova Kakhovka, na região de Kherson. A Ucrânia programa retomar o comando militar no sul do país, através de contra-ataques, com milhares de tropas.  

KIEV ACUSA RUSSOS DE MILHÕES DE PRISÕES

O governo de Kiev acusa a Rússia de ter capturado mais de 2 milhões de ucranianos; afirmou que a Rússia levou esse número de ucranianos, incluindo crianças, para seu território, segundo o presidente Volodymyr Zelensky. Afirmou Zelensky: "Todas essas pessoas foram deportadas, privadas de meios de comunicação, seus documentos foram tomados, estão sendo intimidadas e levadas para áreas remotas da Rússia". Aduziu que os ucranianos capturados passam por "campos de filtragem", criados pelos russos nos territórios conquistados.  

RÚSSIA PRENDE OPOSITOR      

Ilia Iachin, opositor do governo de Vladimir Putin, foi mantido em prisão por um tribunal de Moscou, sob acusação de divulgação de informações falsas acerca do exército russo. Ele ficará preso por dois meses enquanto aguarda investigação sobre alegadas referências falsas. Iachin, se condenado com as leis draconianas de Putin, poderá receber pena de até 15 anos. O opositor não se mostrou consentâneo com os abusos dos russos contra a Ucrânia e gritou no Tribunal: "A Rússia será livre!". As acusações contra Iachin estão relacionadas com vídeo que ele descreve no YouTube as centenas de corpos encontrados nas ruas da cidade de Bucha. Outros políticos que se manifestaram contra a agressão russa estão recebendo punições; foi o que aconteceu com um vereador de Moscou ou com Alexei Navalni.      

Salvador, 14 de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário