Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLVI)

JAIR BOLSONARO APOIA RÚSSIA

Enquanto o mundo está contra a invasão da Rússia contra a Ucrânia e aplicando sanções contra o governo do presidente Vladimir Putin, aparece o presidente Jair Bolsonaro para criticar as punições econômicas; alega que não tiveram o efeito desejado e buscou justificar seu posicionamento como de "equilíbrio", deixando que os carniceiros acabem com a Ucrânia para depois invadir outros países, como a Polônia, a Finlândia, a Suécia e outros.   

LÍDER PRÓ-RÚSSIA MORRE EM EXPLOSÃO

Eugueni Yunakov, uma das autoridades pró-Rússia morreu, em explosão de uma bomba que estava no seu carro, na região ucraniana de Kharkiv; ele foi alvo de atentado, que se torna comum nas regiões controladas por Moscou. No início do mês, os russos divulgaram sobre a criação de uma administração de ocupação em Kharkiv, no leste da Ucrânia, fronteira com a Rússia.  

RÚSSIA CONTROLA 22% DE TERRAS AGRÍCOLAS DA UCRÂNIA

Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, NASA, as forças invasoras da Rússia controlam 22% das terras agrícolas da Ucrânia, conquistadas desde a agressão de 24 de fevereiro e que prossegue até o presente. Os principais alimentos são trigo, colza, cevada e centeio, além do milho e do girassol. A NASA ainda assegurou que "o celeiro do planeta está em guerra". Dados estatísticos dos Estados Unidos afirmam que a Ucrânia fornecia, antes da guerra, 46% do óleo de girassol, comercializado no mundo, 9% do trigo, 17% da cevada e 12% do milho.  

RÚSSIA MATA 30 EM PRÉDO RESIDENCIAL

As forças russas bombardearam ontem um prédio residencial, em Chasiv Yar, na região de Donetsk, ocupada pelos russos, e mataram 30 civis e ainda restam civis sendo retirados dos escombros. O edifício de 5 andares teve duas entradas destruídas, de acordo com informações do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia. O chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Andriy Yermak classificou o bombardeio como "outro ataque terrorista por parte de um país terrorista". Os carniceiros russos alegam que destruíram armazéns com equipamentos enviados pelos Estados Unidos.   

UCRÂNIA COM EXÉRCITO PARA RETOMAR O SUL 

A Ucrânia deverá iniciar contraofensiva no sul de seu território, para retomar área ocupada pelas forças russas. O ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, assegurou no fim de semana, em entrevista ao jornal britânico The Times: "Temos cerca de 1 milhão de homens para defender o sul"; o ministro afirma que a ordem é retomar áreas ocupadas ao redor da costa do mar Negro, vitais para a economia do país; há pedido aos residentes da região para partirem do local, mas os analistas militares não acreditam nessa mensagem, pois na guerra não faz parte comunicar a contraofensiva, porque apropriado o combate sem avisar o inimigo. Kherson, uma das cidades portuárias do país, foi a primeira a ser tomada pelos russos, no início da guerra. O ministro diz que são inúmeros os pedidos de voluntários estrangeiros para incorporar às forças ucranianas contra os invasores. 

ATAQUE A KHARKIV

Os carniceiros russos atacaram na manhã de hoje, segunda-feira, à cidade de Kharkiv e deixou pelo menos seis mortos, além de 31 feridos, dos quais uma criança de quatro anos, segundo informou o gabinete da Procuradoria-geral da Ucrânia. Houve danos num centro comercial, em veículos e em casas residenciais, conforme noticiou Serhiv Bolvinov, da Polícia Regional.    


PUTIN DÁ NACIONALIDADE PARA UCRANIANOS

O presidente Vladimir Putin está facilitando a concessão de nacionalidade a todos os ucranianos que procuram o órgão; antes essa possibilidade era somente para os moradores de áreas ocupadas. Em decreto o presidente diz que "os cidadãos da Ucrânia (...) dispõem do direito de solicitar a cidadania da Federação Russa, conforme o procedimento simplificado". Os invasores já declararam que estão preparando um referendo sobre anexação à Rússia das cidades de Zaporizhia e de Kherson. Essa mesma medida foi tomada pelos carniceiros quando ocuparam a Abkhazia, na Geórgia, Transnístria, na Moldávia.   

Salvador, 11 de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário