Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2022

RÚSSIA X UCRÂNIA E O MUNDO (CXLIII)

MÍSSIL ATINGE PRÉDIO RESIDENCIAL

Os carniceiros russos continuam matando civis na Ucrânia; na quinta-feira, 30/06, um míssil disparado de uma "aeronave estratégica que sobrevoava o mar Negro", atingiu um prédio residencial de nove andares e causou a morte de 19 pessoas, na cidade portuária de Odessa. O imóvel foi completamente destruído, segundo afirmou a administração regional de Odessa, Sergei Bratchuk. Com tudo isso, mostrado por imagens, o Kremlin continua afirmando que não ataca civis na invasão da Ucrânia.

RÚSSIA ESTÁ ISOLADA NO MUNDO

O chanceler russo, Serguei Lavrov, queixou-se na quinta-feira, 30/06, de que uma nova cortina de ferro está descendo entre seu país e o Ocidente. Este termo "cortina de ferro" foi usado pelo primeiro-ministro Winston Churchill para conceituar o início da Guerra Fria na Europa, com os países divididos com a liderança dos Estados Unidos e com a então União Soviética, do outro lado. Lavrov classifica de nova doutrina da Otan, que, segundo ele, colocou a Rússia como inimiga, devido à Guerra da Ucrânia. Na verdade, o chanceler russo não percebe que seu presidente Vladimir Putin é o único responsável pelo isolamento da Rússia, responsável pela agressão a uma nação independente, visando única e exclusivamente aumentar suas fronteiras como se fazia, em séculos passados.  

PAPA FRANCISCO VOLTA A FALAR DA GUERRA

O Papa Francisco está incomodado com a agressão absurda da Rússia à Ucrânia. Na quinta-feira, 30/6, declarou que a "conquista armada, expansionismo e imperialismo" constituem "guerra de agressão cruel e sem sentido". O papa não mencionou a Rússia, mas a comunidade mundial não têm dificuldade em identificar o agressor. Disse o papa: "A reconciliação entre os cristãos separados, como meio de contribuir para a paz entre os povos em conflito, é uma consideração muito oportuna nos dias de hoje, pois nosso mundo é perturbado por uma guerra de agressão cruel e sem sentido em que muitos, muitos cristãos estão lutando entre si". No dia anterior, 29/06, o papa condenou o bombardeio de um shopping center na cidade de Kremenchuk, na Ucrânia, conceituando o ato de "ataque bárbaro".    

UCRÂNIA E UNIÃO EUROPEIA

O presidente Volodymyr Zelensky declarou hoje, sexta-feira, que a Ucrânia e a União Europeia abrem um novo capítulo da sua história, depois que seu país foi aceito na candidatura para adesão à Otan. Disse Zelensky: "Agora somos mais próximos. Agora estamos mais juntos. Trata-se de uma grande honra e de uma grande responsabilidade". Esclareceu que a Ucrânia percorreu "115 dias para obter o estatuto de candidato" e a adesão "não deve demorar décadas".   

HUNGRIA CONTRA SANÇÕES

A Hungria opôs-se a novas sanções contra os carniceiros russos e declarou que não vai suspender as compras do gás russo. O primeiro-ministro, Viktor Orbán, assegurou que vai vetar novas sanções contra a Rússia. A União Europeia impôs seis pacotes de sanções contra Moscou, desde a invasão, em 24 de fevereiro; a mais recente punição consiste na proibição de importar o petróleo até o final deste ano. Orbán é considerado aliado de Moscou pelos países membros da União Europeia. A Hungria compra 85% do gás natural que consome e 65% do petróleo. 

ALIADOS COM MAIS AJUDA A UCRÂNIA

No final da Cimeira da NATO, foi reiterado apoio à Ucrânia, pelos países que participaram do evento; o presidente americano, Joe Biden anunciou mais ajuda militar. Interrogado sobre quanto tempo irá mandar armamento e dólares para Kiev, Biden respondeu: "Vamos manter-nos com a Ucrânia, e toda a Aliança vai manter-se com a Ucrânia, enquanto for necessário para, de fato, garantir que os ucranianos não sejam derrotados pela Rússia. Como tal, não sei como vai terminar, mas não vai terminar com uma vitória russa sobre a Ucrânia". O presidente francês, Emmanuel Macron afirmou que serão enviados para Kiev mais seis sistemas de artilharia móvel Caesar e um número significativo de veículos blindados; o Ministério da Defesa da Suécia remeteu mais 5 mil armas antitanque e 17 sistemas de míssil antinavio, além de espingardas e munições; o Reino Unido prometeu novo pacote de mil milhões de libras com "sofisticados sistemas de defesa aérea, veículos aéreos não tripulados, equipamentos de guerra eletrônica novos e inovadores e milhares de peças de material vital para os soldados ucranianos".       

Salvador, 1º de julho de 2022.

Antonio Pessoa Cardoso 
      Pessoa Cardoso Advogados.      





Nenhum comentário:

Postar um comentário