Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de julho de 2022

MINISTRO APRESENTA PROPOSTA PARA SALVAR BOLSONARO

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira apareceu no Senado no dia de ontem, com estrambótica proposta para servir de "teste de integridade" do processo eleitoral. É inacreditável o que propõe o militar: "votação paralela", com cédulas de papel, no dia da eleição. O ministro procura sustentar-se no cargo copiando os absurdos do presidente Jair Bolsonaro, que já recebeu um não do Congresso Nacional para a votação por cédulas. A sugestão inusitada do ministro foi apresentada em audiência no Senado Federal. Leiam a estúpida proposta, descrita por um subordinado de Nogueira: "Urnas seriam escolhidas, só que em vez de levar para a sede do TRE, essa urna seria colocada em paralelo na seção eleitoral, onde teria eleitores com biometria. O eleitor faria sua votação e seria perguntado se ele gostaria de contribuir para testar a urna". Prossegue: "Ao fazer isso, ele geraria um fluxo de registro na urna teste similar à urna original e, após isso, os servidores fariam votação em cédulas de papel e depois dessa votação em cédulas ela seria conferida com o boletim de urna", concluiu o coronel Marcelo Nogueira de Souza. 

A Nota do TSE diz que "o Teste de Integridade com cédulas de papel já é um procedimento adotado pelo TSE nas eleições", desde o ano de 2002, mas com o objetivo de testar a segurança na captação do voto pela urna eletrônica. Consiste na realização de uma votação equivalente à votação oficial com o propósito de comprovar que o voto recebido/digitado é exatamente aquele que será contabilizado. Pelo modelo, no dia do pleito, urnas sorteadas recebem os votos das cédulas impressas preenchidas por representantes dos partidos políticos e das coligações em quantidade equivalente entre 75% e 82% do número de eleitores registrados na respectiva seção eleitoral As cédulas de votação são depositadas em urnas de lona lacradas e conferidas com o Boletim de Urna".  

A proposta seria mais consentânea com o lúcido pensamento de Bolsonaro se as cédulas fossem transportadas para o Exército apurar e conferir com os resultados do TSE!?         




Nenhum comentário:

Postar um comentário