Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ITÁLIA (XXXIX)

A Itália, cuja capital é Roma, está situada no centro sul da Europa. É limitada ao norte com a França, Suiça e Eslovênia, ao longo dos Alpes; ao sul, com o mar Mediterrâneo. A população é de 60.035.375 habitantes e extensão territorial de 301.338 quilômetros quadrados. O país é dividido administrativamente em 20 regiões e subdivididos em províncias. A Itália tornou-se uma república parlamentarista unitária em junho/1946. O país, em 1990, atravessou o tumulto com a Operação Mãos Limpas, algo semelhante a Lava Jato, no Brasil, quando se descobriu escândalos e corrupção, envolvendo os partidos políticos.

A Constituição de 1948 estabeleceu um parlamento bicameral, composto pela Câmara dos Deputados, com 630 membros e do Senado Federal, com 315 assentos; câmara e senado tem eleição a cada cinco anos; possui um sistema judiciário baseado nas leis romanas com alterações do Código Napoleônico; há uma Corte Constitucional, criada depois da segunda guerra; o executivo é formado por um conselho de ministros, chefiado pelo primeiro-ministro, escolhido pelo presidente, este com mandato de sete anos.

O idioma oficial é o italiano, mas há muitos dialetos no país; a religião católica é oficial no país, com 87,8% de praticantes. São cidades importantes Roma, Milão e Nápoles. O percentual de 98,5% do povo italiano é alfabetizado. 

Na economia, a Itália produz, beterraba, uva e frutas em geral, carne bovina, suína, ovinos e aves, além do peixe; na mineração: petróleo, sal rochoso; na indústria: turismo, máquinas, ferro, aço, automóveis e aeronaves. Os principais produtos de exportação: automóveis (Fiat), Lamborghini, Ferrari e outros); produtos químicos, petroquímicos, elétricos e eletrodomésticos. A Itália possui dois vulcões, o Monte Etna e o Monte Vesúvio.

A Itália lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário