Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: POLÔNIA (LVII)

A Polônia, cuja capital é Varsóvia, situa-se na Europa Central, e é limitada ao norte com o mar Báltico e a Lituânia, ao sul, com a Chéquia e a Eslóvaquia, a leste Ucrânia e Bielorrussia e a oeste com a Alemanha. A Polônia adota o sistema parlamentarista de governo, sendo o presidente chefe de estado e o primeiro-ministro, chefe de governo, nomeado pelo presidente, este eleito para mandato de cinco anos. O Parlamento é constituído do Senado, com cem membros, e o SEJN com 460 cadeiras. Senado e SEJN formam a Assembleia Nacional. O poder Judiciário é composto do Supremo Tribunal, Supremo Tribunal Administrativo, Tribunal Constitucional e o Tribunal de Estado.       

Tem população de 38.544.513 em área territorial de 312.679 quilômetros quadrados. O país sofreu várias invasões e, de todos os países, envolvidos na guerra, 1939, foi onde mais vidas foram sacrificadas pelos nazistas com mais de de 6 milhões de poloneses mortos. Somente depois de 1990, a Polônia começou a recuperar dos conflitos nos quais se envolveu. O país é formado por 16 províncias, "voivodias", embasadas nas regiões históricas do país. As províncias são dirigidas por governadores com os órgãos legislativos, chamados sejmiks. 

As cidades mais importantes: Varsóvia, Cracóvia e Lodz. O catolicismo é a religião mais praticada, 91%. 

A Polônia tem grande número de fazendas particulares, nas quais produz variedade de alimentos, como a batata, beterraba, trigo e outros cereais; na pecuária, bovinos, suínos caprinos e aves; na mineração: gás natural, carvão, cobre, ouro, prata e enxofre; na indústria: máquinas elétricas, automóveis. O turismo é fonte importante de renda.

A Polônia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário