Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

STF SOB NOVO COMANDO

O STF recebeu o ministro Luiz Fux com expectativa sobre o rumo que ele seguirá nos próximos dois anos. Espera-se que o desmantelo causado por ministros e políticos no combate à corrupção seja consertado pelo novo presidente. As derrotas à Lava Jato foram comandadas pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli. O ministro Luiz Fux é um dos dois ministros do STF que fez carreira como juiz de direito.

Todavia, nem tudo são flores na carreira do novo presidente, pois, pouco tempo depois de chegar ao STF, conseguiu a nomeação de sua filha, Mariana Fux, como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A advogada, que chegou à Corte carioca pelo quinto constitucional, contava apenas 35 anos, sem experiência alguma como advogada, e obteve o cargo mercê da luta aberta pelo pai, junto a advogados e desembargadores do Rio de Janeiro. O perigo de Fux reside no corporativismo, pois ele foi o autor do auxílio-moradia para os magistrados; segurou o processo no seu gabinete por quatro anos, até conseguir lei para substituir o percentual do auxílio por aumento salarial para os magistrados. 

Fux enfrentará a sanha destruidora da 2ª Turma do STF, que busca o assentamento de Toffoli, na cadeira que será deixada pelo ministro Celso de Mello, em novembro; se conseguir, os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Toffoli, julgarão os processos relacionados com a Lava Jato e aí não haverá mais empate, mas derrota no combate à corrupção.

Salvador, 10 de setembro de 2020.

Antonio Pessoa Cardoso
Pessoa Cardoso Advogados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário