Pesquisar este blog

sábado, 19 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: MARROCOS (XLVII)

Reino de Marrocos, ou Marrocos, cuja capital é Rabate, está localizado no norte da África, tem 34.859.364 habitantes em área de 446.550 quilômetros quadrados. É limitado a oeste pelo Oceano Atlântico, a norte pelo mar Mediterrâneo, a leste com a Argélia, ao sul e sudeste com a Mauritânia. A independência do país da Espanha deu-se em 1975. A administração está dividida em três níveis: 16 regiões econômicas, cada uma comandada por um governador e um conselho regional; conta-se 62 províncias e 13 prefeituras, 1.503 comunas e ainda freguesias ou distritos urbanos. 

Trata-se de uma monarquia constitucional, com um parlamento eleito pelo povo; o rei tem poderes executivos e legislativos, podendo até mesmo emitir decretos, denominados de dahirs, com força de lei. O poder executivo é exercido pelo governo, enquanto o legislativo é constituído de duas câmaras, Assembleia de Representantes com 325 assentos e voto popular para mandatos de nove anos; a Assembleia de Conselheiros com 270 membros, escolhidos por colégios eleitorais e associações profissionais e de comércio para mandatos de cinco anos. 

São cidades importantes, Rabate, Casablanca e Tanger. A religião predominante é o islã, 98,7%, porque predominantemente muçulmanos; os idiomas oficiais são o árabe e o berbere. A educação é gratuita e obrigatória e possui mais de 40 universidades, institutos de ensino superior e politécnicos. 

Marrocos é o maior exportador de fosfato e equipamentos petrolíferos e produz alimentos, têxteis e artigos de couto e adubos. O turismo é outra fonte importante de receitas para o Marrocos. 

Marrocos lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário