Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: NOGUEGA (LII)

Noruega, cuja capital é Oslo, está situada na Europa setentrional, e é limitada a leste com a Suécia, a nordeste com a Finlândia, ao norte com a Rússia e ao sul com a Dinamarca. A Constituição é de 1814, a segunda escrita mais antiga do mundo, e continua em vigor para estabelecer a monarquia constitucional unitária, tendo o rei como Chefe de Estado, com sistema parlamentar de governo, repartido o poder entre o legislativo, executivo, este exercido pelo primeiro-ministro, nomeado pelo rei e o judiciário. O legislativo exercitado pelo governo e pelo Parlamento, com um corpo unicameral, de 169 membros, eleitos pelas 19 circunscrições para mandatos de quatro anos. A Noruega é divida em 11 condados e 356 comunas.   

A independência da Suécia deu-se em 1905, mas mesmo dependente da Suécia por 91 anos, a Noruega tinha liberdade política e sociocultural. Possui população de 5.367.580 habitantes e extensão territorial de 385.207 quilômetros quadrados, distribuídos por mais de 150 mil ilhas.   

Em 2001, a Noruega foi classificada como o mais mais desenvolvido do mundo, em 2007, em pesquisa realizada pelo Índice Global da Paz, foi avaliada como o país mais pacífico, em 2009, a ONU considerou o melhor país para se viver e, em 2017, peritos internacionais apontou como o país mais feliz do planeta. A Noruega é conhecida como a "Terra do Sol da Meia-Noite", porque no verão o Sol permanece visível durante 24 horas. 

O idioma oficial é o norueguês e a religião oficial é o Luteranismo, 77,2%, seguido dos sem religião, 12,9%. Cidades principais: Oslo, Rogalândia e Nordland.

Na economia, o Estado ocupa parte dos setores industriais, o petróleo, energia hidrelétrica, no maior banco do país e controla em torno de 30% de todas as ações na Bolsa de Valores de Oslo. Possui a sexta maior frota mercante mundial. Exporta petróleo, gás e frutos do mar; tem grandes recursos minerais. O Estado oferece atendimento gratuito de saúde e os pais recebem 12 meses pagos de licença maternidade.    

A Noruega lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário