Pesquisar este blog

domingo, 20 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ILHAS MAURÍCIA (XLVIII)

Ilhas Maurícia ou Maurício, cuja capital é Port Louis, situam-se no oceano índico, distante 2 mil quilômetros da costa sudeste do continente africano. O país é formado por ilhas Maurícia e Rodrigues, dois arquipélagos além de ilhas exteriores. Possui 1.296.569 habitantes em área territorial de 2.040 quilômetros quadrados. A independência da Grã-Bretanha deu-se em março/1968, mas a rainha Elizabeth II continua como chefe de estado. A proclamação da República aconteceu em 1992. Trata-se de uma democracia representativa, formada através de uma república parlamentar. O Presidente é o chefe de Estado, eleito para mandato de cinco anos pelo Parlamento e o primeiro-ministro é o chefe de governo. 

O parlamento é unicameral, através da Assembleia Nacional, composta por 70 membros, sendo 62 eleitos de quatro em quatro anos por círculos eleitorais e 08 assentos escolhidos pelo Supremo Tribunal. A divisão administrativa comporta 4 ilhas e 10 distritos. As leis originam-se do direito civil francês e do direito comum britânico. 

Não há menção sobre o idioma oficial, mas no Parlamento fala-se o inglês; é falado também o francês no país. A religião mais praticada é o hinduísmo, 56,4%, seguido do cristianismo, 25,3%. São cidades importantes: Port Louis, Curepipe e Rose Hill.  

A principal fonte de renda do país é o turismo, mas produz acúcar, tendo sido classificado na terceira posição no mundo. A plantação de cana-de-açúcar ocupa área de 90 de terra cultivada da ilha. Produz também o chá e o tabaco. 

Maurícia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário