Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: PORTO RICO (LVIII)

A ilha de Porto Rico, denominada de Estado Livre Associado de Porto Rico, cuja capital é San Juan, foi descoberta por espanhóis, em 1493, por Cristovão Colombo. Porto Rico é formado por várias ilhas, dentre as quais Vieques, Culebra, Mona e outras. O país não foi incorporado pelos Estados Unidos e tem estatuto próprio, mas seus habitantes são considerados americanos e o presidente é Donald Trump. Em 1898, na guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, a ilha foi invadida pelos americanos. O Congresso americano legisla sobre muitos temas da vida do povo de Porto Rico, que pertence, mas sem fazer parte dos Estados Unidos. Situa-se na América Central, noroeste do Caribe. Porto Rico possui 3.725.789 de habitantes em área territorial de 9.104 quilômetros quadrados. A divisão administrativa comporta 78 municípios.

O Congresso aprovou uma lei que autoriza os cidadãos a eleger o governador da ilha. Os porto-riquenhos são cidadãos americanos com direitos e deveres, mas não têm direito a voto no Congresso dos Estados Unidos, porque não é um estado e, portanto, não votam nas eleições americanas. O governo da Commonwealth de Porto Rico é dividido em três poderes: executivo, legislativo e judiciário. O governador, eleito pelo povo a cada quatro anos, nomeia o gabinete; o legislativo é composto pelo Senado, com 27 membros e a Câmara dos Representantes, com 51 assentos. O judiciário é dirigido pela Suprema Corte e possui três instâncias, incluindo o Tribunal de Apelação e depois o Tribunal de Primeira Instância, com treze distritos judiciais, que é dividido em Superior, Câmara e o Salão Municipal.   

São cidades principais: San Juan, Bayamón e Caguas. São idiomas oficiais o Espanhol e o inglês. A religião predominante é a católica, com 85% de praticantes. 

Porto Rico lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário