Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: MOÇAMBIQUE (L)

A divisão administrativa de Moçambique comporta 11 províncias, que é a maior unidade territorial da organização política; estas são subdivididas em 154 distritos e em em 419 postos administrativos, que são subdivididos em 1052 localidades. Foram criados 53 municípios. São órgãos da soberania do país: o presidente da República, a Assembleia da República, o Governo, os Tribunais e Conselho Constitucional. O presidente é o chefe de Estado e é eleito pelo povo para mandato de cinco anos. O governador provincial é nomeado e demitido pelo Presidente da república.  

Moçambique, oficialmente República de Moçambique, cuja capital é Maputo, está no sudeste da África. Limita-se ao norte com a Tanzânia, ao sul e ao leste com o Oceano Índico, a noroeste com Malauí e a sudoeste com a África do Sul e Suazilândia. O país possui 22.894.294 habitantes em área territorial de 801.590 quilômetros quadrados. A independência de Portugal, deu-se em 1975, depois de mais de quatro séculos de domínio. É uma república presidencial; o parlamento, denominado de Assembleia da República, é composto por 250 membros e as eleições ocorrem a cada cinco anos. A nova Constituição foi promulgada em 1990 e a longa guerra civil terminou em 1992, na qual morreram mais de 1 milhão de pessoas. 

O idioma oficial é o português; as línguas regionais principais são ronga, changã e muchope. A religião principal é o cristianismo, 49,9%, seguido do islamismo, 10,4%. A esperança de vida ao nascer é de 48,4 anos.      

A economia sustenta-se na pesca, principalmente camarão, agricultura (cana-de-açuçar), algodão; na mineração, explora a bauxita, o outro e pedras preciosas. O analfabetismo atinge 55% da população. 

Moçambique lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.brA

Nenhum comentário:

Postar um comentário