Pesquisar este blog

domingo, 27 de setembro de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: PAQUISTÃO (LV)

O Paquistão, cuja capital é Islamabad, situa-se na Ásia, limitado a leste com a Índia, ao norte com a China, a oeste com Afeganistão e Irã e ao sul pelo Oceano Índico. Trata-se de uma república parlamentarista com divisão administrativa de 4 províncias, capital federal e áreas tribais. A independência da Comunidade Britânica deu-se em 1947. A guerra civil de 1971 formou um novo país, Paquistão Oriental ou Bangladesh.

Depois de várias mudanças, a Constituição atual é de 1991. O Legislativo é composto do Senado, com 100 cadeiras e a Assembleia Nacional, com 342 assentos. O presidente é escolhido por um colégio eleitoral e é o chefe de Estado. O primeiro-ministro governa o país e cada província possui seu sistema de governo próprio, com uma assembleia geral eleita pelo voto direto. Os governadores das províncias são nomeados pelo presidente.  

O Paquistão possui o quarto maior exército do mundo e tem armas nucleares. O país tem 210.711.284 de habitantes com 796.095 quilômetros quadrados. A violência contra as mulheres é um mal endêmico; calcula-se que entre 70 a 90% das mulheres no Paquistão sofreram de algum tipo de violência. As vítimas não encontram recursos jurídicos e as autoridades não consideram a violência de gênero como um crime. "No Paquistão, muitas meninas hindus, sikhs e cristãs entre os 12 e os dezoito anos de idade, são raptadas, violadas, convertidas à força ao Islão e casadas com homens muçulmanos, no meio da apatia oficial."  

São cidades principais: Islamabad, Karachi e Lahore. O idioma oficial e o urdu, mas fala-se também o punjabi, sindi, saricoli e inglês. A religião mais praticada é o islamismo, seguido por 96% da população.

Na economia, o país sustenta-se fundamentalmente na agricultura e no setor de serviços, 53% do PIB. São setores industriais importantes: automóveis, têxteis, cimento, fertilizantes, aço, indústria bélica e aeroespacial. 

O Paquistão lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário