Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ONDO O BLOG É LIDO: MÉXICO (XLIX)

O México fazia parte do império espanhol, sob a denominação de Nova Espanha, mas em 1821 conquistou sua independência, através do Tratado de Córdoba, pelo qual a Coroa espanhola reconheceu a independência de sua antiga colônia, que se tornou o Primeiro Império Mexicano. É o único país da América Latina que faz parte também da América do Norte. Dois anos depois, uma revolta estabeleceu os Estados Unidos Mexicanos e em 1824 foi elaborada a Constituição do país. Ente os anos de 1846 e 1854 o México perdeu quase metade de seu território, incluindo a Califórnia, Novo México parte do Arizona, Nevada, Utah, Colorado, Texas e o Novo México. Em 1857, foi elaborada nova Constituição.

A capital do país é a cidade do México; trata-se de uma república constitucional federal, localizado na América do Norte. É limitado ao norte pelos Estados Unidos, ao sul e oeste pelo Oceano Pacífico, a sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe, a leste pelo Golfo do México. O país é composto por 31 estados mais a cidade do México. A população é de 127.017.224 de habitantes em área territorial de 1.972.550 quilômetros quadrados. Os Estados Unidos Mexicanos é uma federação com um governo republicano e democrático, sustentado no presidencialismo, na forma da Constituição de 1917, que assegura os três níveis de governos: federal, estadual e municipal. O executivo é representado pelos governos locais com um gabinete; o legislativo constituído pelo congresso e o judiciário, formando pelo Supremo Tribunal de Justiça e os outros tribunais. 

O legislativo é composto pelo Senado, 128 assentos, e pela Câmara dos Deputados, composta por 500 congressistas. São eleitos pelos cinco distritos do país. O executivo é chefiado pelo presidente da República, como chefe de Estado e de governo, com competência para nomear seus ministros. O Supremo Tribunal Nacional, órgão máximo do Judiciário, composto por 11 membros, é nomeado pelo presidente da República, depois de aprovado pelo Senado Federal. Seguem-se outros tribunais: Tribunal Federal Eleitoral, tribunais colegiados, unitários e distritais e o Conselho do Judiciário Federal.     

A maior parte da população segue a religião católica, 82,7%, outros cristãos, 9,7%. Nas leis do país, não há uma língua oficial, mas a maioria da população fala o espanhol. O México dedica-se à exploração mineral e do petróleo, situado entre os dez maiores produtores do óleo negro; exporta produtos manufaturados industriais, eletrônicos, indústria pesada, automóveis, construção e alimentos. Sustenta-se também no turismo, que representa a 23ª renda do mundo e a maior da América Latina. O país vive um drama com o combate ao narcotráfico; são verdadeiros cartéis e muitas mortes, sequestros e corrupção política foram registradas. As gangues extorquem dinheiro de comerciantes e da população.  

O México lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário