Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: AZERBAIJÃO (VIII)

A República do Azerbaijão, cuja capital é Baku, está localizada na Ásia, na fronteira com a Europa e limitada ao leste pelo Mar Cáspio, ao norte, a Rússia, a oeste, Arménia, ao sul o Irã. Tem população de 10.471.281 habitantes e área territorial de 86.600 quilômetros quadrados. O sistema de governo é uma república de forma mista; a divisão administrativa comporta 74 distritos e 1 República Autônoma. Tornou-se independente da União Soviética, no ano de 1991. É uma República presidencial e unitária.

O governo sustenta-se nos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário; o Executivo é exercido por um presidente eleito pelo povo com mandato de cinco anos; o Legislativo é formado pela Assembleia Nacional unicameral e pela Assembleia Nacional Suprema na República Autônoma do Naquichevão; as eleições são realizadas a cada cinco anos. O Poder Judiciário é composto de um Tribunal Constitucional, a Corte Suprema, pelo tribunal de apelação e pelos tribunais comuns. Cabe ao presidente nomear os juízes destas Cortes de Justiça.

O país é dividido em dez regiões econômicas, 66 rayons e 77 cidades, das quais 12 estão sob autoridade direta da República. É composto por por seis estados e dois territórios, sendo cidades principais Baku, Gäncä e Sumgait. O país possui grande reserva de petróleo e potencial agrícola, considerando a variedade de sua temperatura.

A religião é o islamismo, praticado por 87% da população e o idioma oficial é azeri, uma língua turcomana.

Azerbaijão lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário