Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ESTADOS UNIDOS (XXV)

Estados Unidos, na América do Norte, é limitado ao norte com o Canadá e ao sul com o México; Washington é o distrito federal e capital do país, além de sede do governo, mas não é um estado, porque não possui um governo soberano eleito. O país é composto por cinquenta unidades, além de territórios, como Porto Rico, Guam, Samoa e a soberania é dividida entre o ente federal e estadual. Há ainda a divisão em condados e estes podem ser subdivididos em municipalidade, ou towns. A Constituição do país divide os poderes soberanos entre estados e o governo federal.

Os Estados Unidos conseguiram sua independência da Inglaterra no dia 4 de julho de 1776, mas o reconhecimento só aconteceu em 1783, pelo Tratado de Paris. A forma de governo é uma República Federal Presidencialista, na qual o presidente governa o país, depois de votado pelo povo. São esferas do governo: federal, estadual e municipal, sendo que a federal é constituída do Judiciário, Executivo e Legislativo. O Legislativo funciona nas esferas federal, estadual e municipal, representado pela Câmara dos Representantes, ou câmara baixa, com 435 deputados e pelo Senado Federal, ou câmara alta, com 100 senadores. O Judiciário tem no topo a Suprema Corte com 9 magistrados com mandato vitalício. No Judiciário americano, não há unicidade, porque a jurisdição é dividida em federal e estadual. São grandes as diferenças entre a formação do sistema brasileiro e dos Estados Unidos. Nossa Constituição se serve de uma série de dispositivos para organizar a justiça da união e dos estados, enquanto a lei americana, datada de 1787, destina ao assunto apenas um artigo. A justiça estadual, o Distrito de Colúmbia e a Comunidade de Porto Rico organizam suas justiças de conformidade com seus anseios e a lei maior não trata do tema. 

Os Estados Unidos têm 326.766.748 habitantes e 9.833.517 quilômetros quadrados. As cidades mais importantes são Nova Iorque, Los Angeles e Chicago.

A economia americana é bastante forte e variada, mas a agricultura com emprego de alta tecnologia, aumenta substancialmente a produtividade de milho, soja e algodão; na indústria, produz máquinas, eletrônicos, produtos químicos e automotores, além de farmacêutica e aeroespacial. 

Estados Unidos lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário