Pesquisar este blog

sábado, 29 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: ESPANHA (XXVI)

A Espanha, cuja capital Madri, é uma monarquia constitucional, democracia parlamentarista; está localizada na Europa e limita ao sul e leste com o Mediterrâneo, ao norte e a nordeste com a França, a oeste e noroeste com Portugal e Oceano Atlântico. Desde a Constituição de 1978, o país é dividido em 17 comunidades autônomas e as duas cidades autônomas de Ceuta e Melilla; a Espanha é formalmente unitária e funciona como uma federação descentralizada de comunidades autônomas. O país tem 45.316.586 habitantes e extensão territorial de 505.990 quilômetros quadrados. 

Francisco Franco liderou e venceu a Guerra Civil Espanhola de 1936; na Segunda Guerra Mundial, a Espanha, sob Franco, ficou neutra; nesse cenário, a Espanha permaneceu isolada politica e economicamente, situação que só mudou em 1955, quando os Estados Unidos estabeleceram sua presença militar, visando eventual confronto com a Rússia. A morte de Franco, em 1975, implicou na sucessão do rei e chefe de Estado Juan Carlos I, com aprovação da Constituição espanhola de 1978 e a restauração da democracia; houve descentralização de poder para os governos locais, embasada nas comunidades autônomas. O rei renunciou, em 2014, em favor de seu filho, Fellipe VI.

A Espanha é uma monarquia parlamentarista, com um monarca hereditário e um parlamento bicameral. O executivo é formado pelo Conselho de Ministros, presidido pelo Presidente do Governo. O legislativo sustenta-se nas Cortes Gerais, composta de uma câmara baixa, o Congresso dos Deputados, com 350 membros, eleitos pelo povo para mandato de quatro anos, e uma câmara alta, o Senado, com 259 membros dos quais 208 eleitos pelo povo e 51 designados pelos órgãos regionais. O Judiciário é formado pelos Juizados e Tribunais, estando no cume o Tribunal Supremo da Espanha.

A Espanha enfrenta movimentos políticos separatistas, a exemplo do nacionalismo basco, galego, catalão e acontecem na Catalunha, Galiza, Navarra e no País Basco, que contam com partidos separatista.

São cidades importantes da Espanha: Madri, a capital, Barcelona, Valença e Sevilha. A religião predominante no país é o cristianismo, 90,1%, dos quais 85% de católicos.

O país destaca-se pela energia renovável; possui a mais extensa rede ferroviária de alta velocidade da Europa e a segunda mais extensa do mundo, depois da China; são 3.500 km de trilhos de alta velocidade, em números de 2010. O turismo, na Espanha, é fonte de renda e, em 2017, foi o segundo país mais visitado do mundo, com 82 milhões de turistas.

Espanha lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário