Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CHILE (XVII)


Chile, cuja capital é Santiago, situa-se no sul da América do Sul. A  independência do país, da Espanha, foi conquistada em setembro de 1810. O Chile ocupa uma longa faixa estreita, 4.300 quilômetros de comprimento por 175 quilômetros de largura, encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico a oeste. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake. Chile e Equador são os dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil.

A Constituição do Chile foi aprovada em setembro/1980 e alterada em 1988 e em 2005. O presidente Ricardo Lagos assinou emendas constitucionais, aprovadas pelo Congresso, em 2005, eliminando os cargos de senadores nomeados e senadores vitalícios, além de ter reduzido o mandato presidencial de seis para quatro anos. O Legislativo é composto pelo Senado, 38 membros, com mandatos de oito anos e a Câmara, 120 membros, com mandatos de quatro anos. O Congresso Nacional possui sede na cidade portuária de Valparaíso. O poder Judiciário é composto por um Tribunal Constitucional, Supremo Tribunal do Chile, Tribunal de Recurso e Tribunais militares. 

O país possui 17,9 milhões de habitantes e extensão territorial de 756.950 quilômetros quadrados. É uma república presidencialista e administrativamente é dividido em 14 regiões e uma área metropolitana. São cidades importantes, Santiago, a capital, Concepción, Vina del Mar e Valparaiso. A religião que prevalece é o cristianismo, 85,%, dos quais 69,9% de católicos romanos e 15,1% de protestantes. A taxa de analfabetos é de 1,3%, segundo dados de 2017.

O Chile atravessou um período bastante difícil, quando o general Augusto Pinochet, em 1973, deu um golpe de estado para retirar o presidente eleito democraticamente, Salvador Allende. A ditadura implantada perdurou por dezessete anos e a repressão causou mortes e torturas de milhares de chilenos.

Na economia, destaca-se na produção agrícola de trigo, aveia, na pecuária, bovinos, suínos, ovinos e aves e na mineração, manganês, chumbo e carvão; na indústria registra-se a alimentícia e metalúrgica.

Chile lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário