Pesquisar este blog

domingo, 23 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: COLÔMBIA (XX)

A Colômbia, que tem como capital Bogotá, fica no extremo norte da América do Sul, é limitada a sudeste com o Brasil, a leste, Venezuela, a oeste, Panamá, a sudoeste, Equador, ao sul, Peru e é banhado ao norte pelo Mar do Caribe a a oeste, pelo Oceano Pacífico. Tem 50.729.597 habitantes, tornando-se assim o segundo país com maior população da America do Sul; são 1.138.914 quilômetros quadrados de extensão territorial. São cidades importantes: Bogotá, Cali, Medellín e Barranquila.

 

É uma república presidencial democrática e representativa. O executivo é exercido pelo presidente que é chefe de estado e de governo, juntamente com o vice-presidente e o Conselho de Ministros. Nas províncias há o governador de departamentos, prefeitos municipais e administradores locais. A duração do mandato é de quatro anos, possível apenas a reeleição. O legislativo é composto pelo Senado, 102 assentos, e a Câmara dos Deputados. São todos eleitos pelo voto popular. O poder Judiciário tem no cume o Supremo Tribunal, com 23 juízes, divididos em três câmaras; o Tribunal Constitucional e o Conselho de Estado faz parte do Judiciário e atua na área administrativa, além do Conselho Superior da Magistratura, responsável pela auditoria do Judiciário.

 

O país é dividido em 32 departamentos e um distrito capital, Bogotá; os departamentos são divididos em municípios e estes em corregimientos. Para cada departamento há um governador e assembleias eleitas pelo povo, para mandatos de quatro anos; cada município é dirigido por prefeito e um conselho de cada corregimiento por um corregedor eleito ou por um líder local.

 

Após a promulgação da Constituição de 1991, a Igreja separou do Estado e cresceu os praticantes do protestantismo, mas a religião católica obtém o percentual de 90%. O idioma oficial é o espanhol.

 

É a terceira economia da América do Sul, atrás apenas do Brasil e da Argentina. Destaca-se na agricultura, indústria e serviços, sendo exportadora de café e petróleo. É a maior produtora mundial de cocaína. 

 

Colômbia lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário