Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: CHINA (XVIII)

A República Popular da China, cuja capital é Pequim, ou Beijing, está localizada na Ásia Oriental, e possui a maior população do mundo; em extensão territorial posiciona-se na terceira colocação. São 1.419.257.177 habitantes em 9.596.961 quilômetros quadrados. A língua oficial do país é o mandarim. O país é governado pelo representante do Partido Comunista Chinês, desde o ano de 1949, sem concorrentes. O sistema político era por dinastia, mas, em 1949, o líder comunista Mao Tsé-Tung, assumiu o poder; atualmente Xi-Jinping governa desde o ano de 2013 e tem mandato vitalício, de conformidade com decisão do Partido, no ano de 2018; é assim unipartidário o sistema de governo.

A China é descrita como comunista e socialista, mas destaca-se o autoritarismo do governo, exercido principalmente na censura à imprensa, à internet, à liberdade de reunião e de religião. Considerando a grandiosidade da China, limita-se com 14 países: Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Coreia do Norte, Índia, Laos, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Vietnã. O país divide-se em 23 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas regiões administrativas. As três cidades globais da China: Pequim, Hong Kong e Xangai.

Na economia, a China perde apenas para os Estados Unidos, mas caminha para tornar-se a maior economia do mundo. Dados do Observatório de Complexidade Econômica anota que a China se posiciona como a maior economia de exportação do planeta. Destaca-se no fornecimento dos seguintes produtos para o mundo: equipamento de transmissão, unidades de disco digital, peças de máquinas e escritórios, de saúde.

Merecem destaques algumas curiosidades da China: a Grande Muralha da China, construída entre 220 a.C e 206 a.C. possui mais de 21 mil quilômetros de extensão; o respeito aos mais velhos segue a hierarquia do país; parte da população é ateísta, mas é praticada o taoísmo, o budismo e o confucionismo. 

China lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário