Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: FILIPINAS (XXVII)

Filipinas, cuja capital é Manila, é um país asiático, formado por um arquipélago, composto por 7.641 ilhas, com 80 províncias, divididas em 17 regiões administrativas, 138 cidades, 1.496 municípios e 42.025 barangays, menor unidade de governo; há ainda uma região autônoma de Mindanao. É limitado pelo Mar das Filipinas, a leste, Mar de Celebes e Mar de Sul, ao sul, Mar da China Meridional, a oeste. Ao norte, o estreito de Luzon separa as Filipinas de Taiwan. 

O país tem população de 109.198.331 habitantes e extensão territorial de 300.000 quilômetros quadrados. Os idiomas oficiais são o filipino e o inglês. A religião predominante é o cristianismo, 89,4%, seguido do islamismo, com 6,4%; é o único país do mundo onde o divórcio não é autorizado. A alfabetização no país é de 98,4% da população, segundo dados de 2016. São cidades principais Manila, que é a capital, Quezon, City e Davao.

As Filipinas têm um governo democrático, com sistema presidencialista; é um Estado unitário e o presidente é o chefe de Estado e do governo, eleito pelo povo, para mandato de seis anos, sem reeleição, tendo competência para nomear seu gabinete. O Congresso é bicameral com o senado, ou câmara alta, com mandato de seis anos e a Câmara dos Deputados, com mandatos de três anos. O Judiciário é exercido pelo Supremo Tribunal de Justiça, como o Chefe de Justiça, mais 14 juízes associados, nomeados pelo presidente, com candidaturas apresentadas pelo Conselho Judicial. 

Na economia, o país destaca-se pela agricultura, indústria de alimentos e extração mineral de cobre, ouro, ferro, chumbo e prata; exporta semicondutores e produtos eletrônicos.

Filipinas lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário