Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

ONDE O BLOG É LIDO: EMIRADOS ÁRABES UNIDOS (XXIV)

Emirados Árabes Unidos, EAU, localizado no Oriente Médio, a Sudoeste da Ásia, é formado por sete emirados: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah, e Umm al-Quawain. Em cada emirado há um Emir, que representa uma família monárquica; um presidente e um primeiro-ministro. Emirado ou principado é um território administrado por um grupo com poderes regionais e o emir é o príncipe. O sistema político é formado pelo Conselho Supremo, o Conselho de Ministros, o Conselho Nacional, que é o Parlamento e a Corte Suprema Federal. Os emirs compõem o Conselho Supremo que detém os poderes executivo e legislativo. O Primeiro-ministro é escolhido pelo Presidente com apoio do Conselho Supremo.

A capital do EAU é Abu Dhabi e tem 10.142.220 habitantes, sendo que mais de 80% é originada de imigrantes; a extensão territorial é de 83.600 quilômetros quadrados. Os Emirados Árabes Unidos fazem fronteira com o golfo de Omã e o golfo Pérsico, entre Omã e a Arábia Saudita. O Burj Khalifa Bin Zayid, em Dubai, é considerado o prédio mais alto do mundo, com 823 metros de altura e 160 andares. O Judiciário funciona nos Emirados, mas há limitações, consistentes inclusive nas leis que são impostas pelo Emir; eles misturam leis com princípios religiosos e a apuração de crimes seguem procedimentos bem diferentes do que se pratica no mundo ocidental.

A religião predominante é o Islamismo, considerada religião oficial do país. Apesar disso, há outras religiões, como o catolicismo romano, 10% da população, que o sistema respeita. O árabe é o idioma oficial e o inglês é bastante usado.

A economia nos EAU sustenta-se na produção e exportação de petróleo e de gás-natural. O turismo é outra fonte de recurso, principalmente em Dubai. As condições físicas, climáticas e a falta de água não comportam a agricultura e pecuária. Todavia, o país trabalha com a dessalinização das águas. 

Emirados Árabes Unidos lê nosso blog: www.antoniopessoacardoso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário